Saúde

Dia Nacional de Combate à Sífilis acontece neste sábado (19)

Secretarias de Saúde de Olinda e Recife promovem ações de combate à sífilis

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/10/2019 às 15:17
Ikamahã/Sesau PCR
FOTO: Ikamahã/Sesau PCR

No Dia Nacional de Combate à Sífilis, que acontece neste sábado (19), as Secretarias de Saúde de Recife e Olinda vão promover ações de combate à doença. Os locais vão disponibilizar testagem rápida da doença e orientações dos especialistas sobre sintomas e prevenção. O resultado do exame sai em 30 minutos. O evento também vai promover vacinação, pois sábado também é o Dia ‘D’ de mobilização contra o sarampo. As ações acontecem de 8h ás 12h.

O secretário de Saúde da Prefeitura do Recife, Jailson Correia, comenta algumas ações de enfrentamento à Sífilis, uma doença que, segundo ele, está ressurgindo: “As ações que a Prefeitura do Recife vem tomando em relação ao enfrentamento, inclui, por exemplo, o aumento da possibilidade de testagem rápida para sífilis nas unidades de saúde. Hoje, temos praticamente todas as unidades dispondo do teste rápido, o que significa que a pessoa pode fazer o teste, onde o resultado sai em 30 minutos e a pessoa já sai de lá com o tratamento iniciado. É que está ressurgindo, mas é curável”, disse.

Os detalhes na reportagem de Lucas Holanda.

Ouça:

Previsto na Lei 13.430/2017, o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita tem por objetivo enfatizar a importância do diagnóstico e do tratamento adequado da sífilis como infecção sexualmente transmissível e especialmente na gestante durante o pré-natal.

Unidades participantes em Olinda:

As unidades de saúde vão disponibilizar teste práticos e orientações dos especialistas sobre os sintomas e formas de prevenção.

Sapucaia II e III;
Alto da Conquista;
Águas Compridas III;
Caixa D’Água;
Jardim Fragoso;
Vila Popular;
Jardim Brasil II;
Passarinho;
Ilha do Maruim;
Tabajara I
Recife

A Prefeitura do Recife (PCR) oferece 132 unidades de saúde que realizam a testagem rápida para identificar se o indivíduo está com sífilis. Além do teste, é importante que a população fique atenta ao uso do preservativo. Por isso, a PCR disponibilizou o aplicativo interativo “Aqui tem camisinha”, onde qualquer pessoa pode localizar a unidade de saúde mais próxima e pegar o preservativo.