AÇÃO

Corpo de Bombeiros vai receber doação de materiais de contenção ao óleo

Segundo a corporação, todas as unidades estarão recebendo as doações de materiais para a retirada dos resíduos

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 22/10/2019 às 11:47
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Em meio ao avanço das manchas de óleo pelas praias pernambucanas e a atuação em conjunto de órgãos governamentais e a sociedade civil, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco emitiu, nesta terça-feira (22), um aviso afirmando que todas as unidades da corporação estão disponíveis como ponto de recebimento de doações de materiais necessários para a retirada dos resíduos das praias do litoral do Estado.

Materiais necessários:

- Luvas de PVC ou látex;
- Máscaras PFF2 com filtro;
- Botas de PVC de cano curto de números variáveis (39 a 44);
- Protetor solar 500ml ou 1L;
- Bombonas de 200 litros de polietileno com tampa;
- Rolos de manta absorvente de petróleo e derivados

Ricardo Salles

Na manhã desta terça-feira (22), o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, fez vistorias nas praias atingidas pelo óleo e visitou à praia de Itapuama acompanhado do prefeito de Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral, onde garantiu todos os esforços do Governo Federal no enfrentamento ao avanço do óleo. Na ocasião, a União disponibilizou 60 homens do Exército Brasileiro e 43 da Marinha do Brasil para atuar na limpeza das manchas de óleo na Praia de Itapuama. Após a visita, o ministro seguiu para uma reunião na Capitania dos Portos.

Voluntários

Grupos de voluntários se organizam para ajudar na remoção do poluente que se concentra na areia e na água desde a última quinta-feira (17). Nos mutirões, os grupos conseguem recolher grandes porções do material, mas pedaços menores podem ficar vários anos depositados no ecossistema. Os grupos de voluntários trabalham em turnos, geralmente com início pela manhã.

De acordo com o boletim mais recente divulgado pelo Governo de Pernambuco, nessa segunda-feira (21), já foram coletadas cerca de 71 toneladas de óleo do litoral do estado nos últimos três dias. Além dos municípios de São José da Coroa Grande, Tamandaré e Sirinhaém, as praias mais próximas do Recife, como Itapuama, Paiva e Pedra de Xaréu, no Cabo de Santo Agostinho, também figuram na lista de áreas atingidas em Pernambuco.