Litoral norte

Manchas de óleo chegam à Ilha de Itamaracá, no litoral norte de PE

A Ilha de Itamaracá é o décimo município de Pernambuco afetado pelas manchas de óleo desde que a substância reapareceu no litoral pernambucano

JC Online
JC Online
Publicado em 24/10/2019 às 7:36
Foto: Clóvis Barreto/SEMA Itamaracá
FOTO: Foto: Clóvis Barreto/SEMA Itamaracá

Após o óleo chegar na praia do Janga, pequenas manchas da substância foram encontradas a praia do Pilar, na Ilha de Itamaracá, Região Metropolitana do Recife (RMR) e na praia do Forte, em Pau Amarelo, em Paulista, também na RMR, na manhã desta quinta-feira (24).

Segundo o secretário de Comunicação e Imprensa de Itamaracá, James Paiva, os fragmentos do óleo estão espalhados em uma área entre 500 e 600 metros. Paiva disse ainda que Marinha, Exército, Ibama e o Governo do Estado já foram acionados.

Além disso, um helicóptero realiza sobrevoo próximo à costa da cidade. A Ilha de Itamaracá é o décimo município de Pernambuco afetado pelas manchas de óleo desde a substância reapareceu no litoral pernambucano. Já a Secretaria Executiva de Imprensa de Paulista, Dulce Melo, informou que equipes da prefeitura da cidade estão limpando o local desde as primeiras horas do dia.

Janga

Na manhã dessa quarta-feira (23), moradores da cidade registraram a chegada do óleo na Praia do Janga. Na terça, Dulce Melo disse que a prefeitura estava monitorando desde o começo da semana a costa da cidade. "Acredito que ela veio por debaixo do mar", falou.

A hipótese foi confirmada pelo secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente da cidade, Tiago Magalhães, e encontra respaldo na declaração do Almirante Leonardo Puntel, coordenador geral da operação de monitoramento do litoral nordestino. De acordo com ele, o óleo encontrado é muito denso e é transportado de forma submersa pelas correntes marítimas.