Documentos

Nova carteira de identidade começa a ser emitida a partir desta sexta

Saiba o que é necessário fazer para emitir a nova carteira de identidade

Com informações da TV Jornal
Com informações da TV Jornal
Publicado em 24/10/2019 às 13:50
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Um novo modelo da carteira de identidade deve ser implantado em todo o Brasil, até março de 2020, e poderá conter mais informações. Tem espaço para número do Cadastro Físico Pessoal (CPF), Título de Eleitor, Nome Social, PIS/PASEP, Carteira de Trabalho, Certificado Militar e Tipo Sanguíneo.

Documentos necessários

Brasileiro Nato: Certidão de Nascimento, se solteiro, ou Certidão de Casamento, em ambos os casos o documento apresentado não pode ter rasuras ou emendas e deve conter todas as informações necessárias e legais (nome, filiação, local e data de nascimento do identificado, a comarca, cartório, livro, folha e número do registro de nascimento), de forma legível, que não gere dúvidas. Os requerentes casados, viúvos, separados judicialmente ou divorciados apresentarão obrigatoriamente a Certidão de Casamento, com a respectiva averbação para os separados e divorciados.

Brasileiro Naturalizado: Certificado de naturalização ou cópia legível do Diário Oficial da União – DOU constando o número da Portaria e a data de publicação.

Português beneficiado pelo Tratado da Amizade, Cooperação e Consulta entre Brasil e Portugal: Decreto n.º 3.927/01: Certificado de Igualdade de Direitos e Deveres ou cópia legível do Diário Oficial da União – DOU constando o número da Portaria e a data de publicação.

A grande novidade é a possibilidade de incluir o QR Code para identificação e segurança digital, além de outros itens de segurança, no papel. O novo RG já pode ser emitido a partir desta sexta-feira (25).

Documento antigo

O Instituto de Identificação Tavares Buril reforça que, quem tem o documento antigo pode continuar usando, sem problemas, até a data do vencimento. Ou seja, não é necessário fazer um novo.

Confira os detalhes na reportagem da TV Jornal.

Assista: