FINADOS

Cemitério de Santo Amaro passa por serviços de requalificação para o Dia de Finados

Além de Santo Amaro, outros quatro cemitérios do Recife também passam por reparos para receber os visitantes no dia 2 de novembro

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 29/10/2019 às 10:30
Arnaldo Carvalho/JC Imagem
FOTO: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

Com a proximidade do Dia de Finados, que acontece no próximo sábado (2), o Cemitério de Santo Amaro e outros quatro cemitérios do Recife estão na fase final dos processos de requalificação. Estão sendo feitos serviços de limpeza, varrição, pintura, capinação das quadras, limpeza das palmeiras e a poda de árvores. O trabalho está sendo executado pela Emlurb, que é a empresa da Prefeitura do Recife responsável pela manutenção e limpeza urbana da cidade.

Segundo o diretor administrativo da Emlurb, Adriano Freitas, mais funcionários são empreendidos nesse período para deixar os cemitérios do Recife prontos para receber os visitantes. "O trabalho se desenvolve durante todo o ano. No mês de outubro, a gente faz um incremento da equipe para garantir que no Dia de Finados esse trabalho esteja finalizado. É um trabalho que é feito todo o ano com o reeducando, em parceria com o Governo do Estado, onde desde 2013 a gente tem um convênio com a Secretaria de Ressocialização de Pernambuco que a gente utiliza aqui no Cemitério de Santo Amaro. É um trabalho que visa ressocializar o reeducando e garantir a limpeza do cemitério", explicou.

O Cemitério de Santo Amaro funciona normalmente das 7h às 18h, e no Dia de Finados vai contar com uma programação religiosa, com missas e cultos, e a apresentação de uma orquestra de sinos, ao lado da Capela.

Adriano também relata quais são os túmulos mais procurados no Dia de Finados. “O túmulo da menina sem nome é o campeão de visitas aqui em Santo Amaro, muito por causa da história. Mas o túmulo de Eduardo Campos e Miguel Arraes, o de Chico Science, também são muito visitados. Temos algumas placas que relatam a história de algumas celebridades. As pessoas ao entrar em Santo Amaro, podem perceber que tem duas placas de sinalização, uma que mostra o mapa do cemitério e outra que mostra onde essas celebridades estão localizadas, e fica mais fácil visitá-las”, concluiu.

A expectativa da Prefeitura do Recife é que durante a semana até o sábado, 50 mil pessoas visitem o Cemitério de Santo Amaro. Para o dia 2, são aguardados cerca de 20 mil pessoas que devem visitar os túmulos do maior cemitério do Recife.

Confira a reportagem de Juliana Oliveira: