Desastre Ambiental

Porta-aviões e fragata da Marinha ajudarão na limpeza de óleo

Já foram contabilizadas cerca de 4.200 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias do Nordeste

Agência Brasil
Agência Brasil
Publicado em 05/11/2019 às 13:14
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Dois porta-aviões e uma fragata da Marinha partiram do Rio de Janeiro nessa segunda-feira (4) para atuar em ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, na recuperação de áreas atingidas pelo óleo e no monitoramento das praias da região.

Com previsão de chegada no próximo domingo (10), os porta-aviões Atlântico e Bahia e a fragata Liberal levam mais de 2 mil militares, entre os quais 725 fuzileiros navais. Também estão sendo transportados oito helicópteros, que atuarão em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB).

Até agora, mais de 3.370 militares da Marinha, com apoio de 23 navios da esquadra, além de mais quatro da Petrobras, estão trabalhando para reverter a situação no litoral do Nordeste, atingido há mais de dois meses por resíduos de óleo cru. As ações contam também com o apoio de 5 mil militares do Exército, que dispõem de 140 viaturas e equipamentos. Também auxiliam os trabalhos 15 aeronaves da Marinha, da Força Aérea Brasileira (FAB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Petrobras.

Leia também:

>> Navio grego é o principal suspeito do derramamento de óleo no Nordeste

>> Mancha de óleo tinha 200 quilômetros de extensão em seu marco zero

>> Vendas de peixe despencam após manchas de óleo

>> Óleo no Nordeste: campanha arrecada fundos para produção de biogel

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação do governo informou hoje que as praias dos estados do Ceará, do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco não apresentam, no momento, resíduos de óleo.

Em Alagoas, as praias de Maragogi, Japaratinga, Barra de São Miguel e Coruripe estão com vestígios de óleo. Em Sergipe, as praias atingidas são: Artistas, Aruana, Mosqueiro e Náufragos. Na Bahia, as Forças Armadas e equipes de voluntários trabalham na limpeza das praias em Jacuípe, Itacimirim, Flamengo, Barra Grande e Cairu.

Material recolhido

De acordo com levantamento feito pelo Ibama, até o dia de hoje foram contabilizadas cerca de 4.200 toneladas de resíduos de óleo retirados das praias nordestinas. O descarte do material é feito pelas secretarias de Meio Ambiente dos estados.

A Marinha e o Ibama trabalham em conjunto com o Laboratório de Biologia Pesqueira da Universidade Estadual de Feira de Santana e o Laboratório de Gestão Territorial e Educação Popular da Universidade Federal da Bahia, além de pescadores e gestores de áreas de proteção ambiental do Estado, com a finalidade de elaborar procedimentos para a prevenção da contaminação dos estuários e costa.

Leia também:

>> João Campos protocola CPI do vazamento de óleo na Câmara

>> Ciro diz que demora para conter óleo é vingança de Bolsonaro contra o NE

>> Em PE, ministro Ricardo Salles garante esforços para conter manchas de óleo

>> Bolsonaro: petróleo pode ter sido despejado "criminosamente"

>> Vazamento de óleo: Marina vem ao Recife para ato com ambientalistas

O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) disponibilizou à Marinha diversas redes de pesca apreendidas em operações que foram distribuídas às colônias de pescadores de Caravelas, Alcobaça, Prado, Nova Viçosa e Mucuripe, na Bahia, com objetivo de serem empregadas para a contenção de resíduos oleosos.

Trajeto das Manchas de Óleo

Leia também :

>> Cresce número de pessoas com sintomas após contato com óleo nas praias

>> Especialista explica sintomas de contato com óleo nas praias

>> Dermatologista explica os riscos do contato de óleo com a pele

Leia também:

>> Voluntários precisam de doações para combater avanço do óleo

>> Saiba como ser voluntário na retirada de óleo das praias

>> Reeducandos ajudam na limpeza de óleo em praias de Pernambuco