SAÚDE

Hospital Agamenon Magalhães promove ação sobre cuidado com a saúde auditiva

A ação acontece no Sítio da Trindade, em Casa Amarela e faz parte das comemorações em relação a Semana de Prevenção e Combate à Surdez

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 06/11/2019 às 10:27
Reprodução Internet
FOTO: Reprodução Internet

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez acontece no próximo domingo (10), mas para incentivar o cuidado da população com a saúde auditiva, o setor de otorrinolaringologia do Hospital Agamenon Magalhães promove, nesta quarta-feira (6), uma programação especial no Sítio da Trindade, em Casa Amarela. A iniciativa também é voltada para celebrar os 10 anos do implante coclear, que é uma cirurgia recomendada para quem tem perda severa ou profunda da audição em ambos os ouvidos. A cirurgia é realizada de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).

Mais de 200 pacientes foram beneficiados pela cirurgia desde a implantação do serviço no Hospital Agamenon Magalhães, em dezembro de 2009. A chefe do setor de otorrinolaringologia do hospital, a médica Mariana Leal, comenta as comemorações e também os cuidados que as pessoas devem ter em relação a audição.

"Para comemorar esses 10 anos, estamos trazendo algumas atividades lúdicas para as crianças, atividades para os adultos e informações. Estamos vivenciando a Semana de Prevenção e Combate à Surdez, então estamos fazendo orientações de como evitar a perda auditiva, alertando quais são os cuidados que as pessoas devem tomar, principalmente focando no cuidado com a exposição ao ruído. Também estamos focando no diagnóstico precoce e na prevenção da surdez", detalhou.

O evento começa às 9h e vai até 12h, com palestras, oficinas e brincadeiras para as crianças.

Confira a reportagem de Isa Maria: