HISTÓRIA

Monumento Ruína do Senado, em Olinda, será requalificado

A Ruína do Senado está localizado em frente ao Mercado da Ribeira e é uma estrutura remanescente do que foi a primeira Casa Legislativa do Brasil

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/11/2019 às 14:06
Alice Mafra/Prefeitura Municipal de Olinda
FOTO: Alice Mafra/Prefeitura Municipal de Olinda

O histórico monumento da Ruína do Senado localizado em frente ao Mercado da Ribeira, no Carmo, em Olinda, será restaurado. A ordem de serviço para a intervenção foi assinada na manhã desta quinta-feira (07), pelo prefeito Professor Lupércio e a recuperação custará R$ 30 mil, provenientes do Fundo de Preservação.

A Ruína do Senado é uma estrutura remanescente do que foi a primeira Casa Legislativa do Brasil e receberá um trabalho de recuperação, limpeza e conservação. Ainda haverá o escoramento emergencial e estabilização dos espaços entre as pedras existentes, além do preenchimento de fendas e revestimento das fachadas. Atualmente, o monumento sofre com constantes ações de vandalismo e apresenta fissuras. As obras serão iniciadas imediatamente e estão previstas para serem concluídas em 90 dias.

A assinatura da ordem de serviço foi realizada às vésperas do aniversário de 309 do primeiro Grito da República, celebrado no dia 10 de novembro. A intervenção inclui também a realização de Ficha de Identificação de Danos, produção e fixação de material explicativo junto ao canteiro de obras e a apresentação de relatórios fotográficos e descritivos.