LIVRE

Lula faz discurso a apoiadores no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Lula foi solto nesta sexta-feira (8), após 580 dias preso

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 09/11/2019 às 14:36
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Na tarde deste sábado (9), o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva protagoniza um ato político no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC em São Bernardo do Campo, em São Paulo.

Após conquistar a liberdade, na sexta-feira (8), Lula discursou para a multidão que aguardava sua soltura e disparou críticas a Bolsonaro, Moro e à Operação Lava Jato.

Ao sair da prisão, lula agradeceu as pessoas que participaram do acampamento nas imediações da sede da Polícia Federal em Curitiba. O ex-presidente fez referência aos partidos de esquerda como o PCdoB, PSOL e PCO numa demonstração de reunir as oposições.

No discurso, o petista afirmou que o Brasil piorou, o povo está passando fome e os trabalhadores desempregados. Lula aproveitou para passar recados para os líderes da lava jato e o presidente Jair Bolsonaro:

Acompanhe pronunciamento:

Prisão e soltura

Foram 580 dias em uma cela improvisada na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, no Paraná.

O ex-presidente foi condenado a oito anos e dez meses pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Esse processo é referente ao da reforma de um apartamento triplex no condomínio Solaris no Guarujá, em São Paulo.

A Justiça Federal sentenciou Lula a 12 anos e 11 meses de prisão pelo sítio de Atibaia, em São Paulo. O ex-presidente responde ao todo a oito ações que tramitam em Curitiba, Brasília e São Paulo em diferentes etapas.

O petista foi beneficiado pela mudança da jurisprudência do supremo tribunal federal em Brasília. O STF entende que os réus condenados só podem ser presos depois de esgotados todos os recursos.

Opositores também se manifestam

Por outro lado, opositores do petista e da decisão do STF prometem ir às ruas neste sábado (9). No Recife, o ato convocado pelo movimento Vem Pra Rua será em Boa Viagem, na Zona Sul a partir das 14h.