PRISÃO

Homem é preso acusado de furtar fios de cobre do Metrô do Recife

Luciano Francisco da Silva foi localizado nesta segunda-feira (11), na Estação de Afogados

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 11/11/2019 às 10:02
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Um homem foi preso, na manhã desta segunda-feira (11), acusado de furtar fios de cobre nas estações de metrô do Recife. Luciano Francisco da Silva, de 22 anos, estava sendo investigado e foi localizado por funcionários do setor de inteligência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) próximo a plataforma de embarque da Estação Afogados. Com ele, foram encontrados os fios de cobre furtados, uma faca e um estilete.

De acordo com Giovani Santoro, chefe de comunicação da Polícia Federal (PF), o suspeito confessou o crime e disse que furtou os cabos para trocar por drogas. "Ele disse que é usuário de crack, morador de rua que não tem residência fixa e que pula várias vezes o muro do metrô para poder dormir e retirar esses fios. Com isso, ele vendia para comprar drogas. Aqui na Polícia Federal ele foi autuado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. As penas para este tipo de crime podem chegar até cinco anos de reclusão", explicou.

Ainda segundo a PF, os fios levados servem para monitorar a presença de trens nas estações e, com a falta deles, é possível acontecer um acidente com os vagões. "Esses fios também servem para sinalização e monitoramento das composições do metrô. Se tira um fio desse, vai detectar pelo sistema de monitoramento que aquele trem continua na estação, só que ele já saiu. Se isso acontecer, pode haver sérios riscos de acidente entre as composições", alertou.

Luciano da Silva realizou exame de corpo de delito, passou por audiência de custódia e foi liberado. Autuado por furto qualificado, ele vai responder ao processo em liberdade.

Ouça a reportagem de Juliana Oliveira: