POLÍCIA

Operação que investiga fraude em licitações prende o secretário de Finanças de Itamaracá

Erival José Salgueiral da Silva Júnior foi preso na operação Pasárgada, que também busca cumprir 12 mandados de prisão

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 12/11/2019 às 10:12
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a operação Pasárgada, que prendeu o secretário de Finanças de Itamaracá, Erival José Salgueiral da Silva Júnior. A operação busca desarticular um grupo de funcionários públicos ligado à prática de crimes como desvios de verbas, peculato, fraude em licitações e associação criminosa. Além do secretário, também estão sendo cumpruidos 12 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, todos os crimes estão relacionados a atual administração de Itamaracá. Um dos mandados de prisão preventiva foi cumprido no Cotel, contra o ex-secretário de finanças de Itamaracá, Geraldo Júnior, que foi preso no começo de agosto deste ano, durante a operação Carta Marcada.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Gameleira, no Recife, em Amaraji, Ribeirão, Itamaracá e também em Tamandaré, onde uma pessoa foi presa na praia dos Carneiros. Entre prisões temporárias e preventivas, nove pessoas foram detidas até o momento. Todos estão sendo conduzidos à sede do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco). A Polícia Civil continua em diligência.

Prefeitura de Itamaracá

Através de nota, a Prefeitura de Itamaracá prestou os devidos esclarecimento em relação ao desdobramento da operação Pasárgada:

A atual gestão não compactua com quaisquer atos ilícitos ou pratica ações que representem dano ao erário público.

Diante disso, a Prefeitura reitera a disposição em contribuir com a investigação em curso, de forma a elucidar os fatos, e assim, comprovar a lisura do governo que está a frente do município.

A Prefeitura também informa que já estão sendo adotadas as medidas administrativas cabíveis em relação ao servidor, como forma de colaborar com o bom andamento da operação, assim como reforçar o compromisso ético da gestão. Nos colocamos a disposição para os devidos esclarecimentos e seguiremos trabalhando pela Ilha de Itamaracá e pelo povo itamaracaense.
Prefeitura da Ilha de Itamaracá

Confira a reportagem de Lilian Fonseca: