POLÍCIA

Operação que investiga fraude em licitações prende o secretário de Finanças de Itamaracá


Erival José Salgueiral da Silva Júnior foi preso na operação Pasárgada, que também busca cumprir 12 mandados de prisão

Publicado em 12/11/2019 às 10:12
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (12), a operação Pasárgada, que prendeu o secretário de Finanças de Itamaracá, Erival José Salgueiral da Silva Júnior. A operação busca desarticular um grupo de funcionários públicos ligado à prática de crimes como desvios de verbas, peculato, fraude em licitações e associação criminosa. Além do secretário, também estão sendo cumpruidos 12 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão.

De acordo com a delegada responsável pelo caso, todos os crimes estão relacionados a atual administração de Itamaracá. Um dos mandados de prisão preventiva foi cumprido no Cotel, contra o ex-secretário de finanças de Itamaracá, Geraldo Júnior, que foi preso no começo de agosto deste ano, durante a operação Carta Marcada.

Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Gameleira, no Recife, em Amaraji, Ribeirão, Itamaracá e também em Tamandaré, onde uma pessoa foi presa na praia dos Carneiros. Entre prisões temporárias e preventivas, nove pessoas foram detidas até o momento. Todos estão sendo conduzidos à sede do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco). A Polícia Civil continua em diligência.

Prefeitura de Itamaracá

Através de nota, a Prefeitura de Itamaracá prestou os devidos esclarecimento em relação ao desdobramento da operação Pasárgada:

A atual gestão não compactua com quaisquer atos ilícitos ou pratica ações que representem dano ao erário público.

Diante disso, a Prefeitura reitera a disposição em contribuir com a investigação em curso, de forma a elucidar os fatos, e assim, comprovar a lisura do governo que está a frente do município.

A Prefeitura também informa que já estão sendo adotadas as medidas administrativas cabíveis em relação ao servidor, como forma de colaborar com o bom andamento da operação, assim como reforçar o compromisso ético da gestão. Nos colocamos a disposição para os devidos esclarecimentos e seguiremos trabalhando pela Ilha de Itamaracá e pelo povo itamaracaense.
Prefeitura da Ilha de Itamaracá

Confira a reportagem de Lilian Fonseca:


Mais Lidas