IDENTIDADE

Usuários enfrentam dificuldades para retirar documento no IITB

Sistema ficou fora do ar e afetou o atendimento de quem procurou o IITB

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 12/11/2019 às 13:02
Bruno Campos / JC Imagem
FOTO: Bruno Campos / JC Imagem

Quem procurou o Instituto de Identificação Tavares Buril (IITB), no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, para emitir ou receber a carteira de identidade passou sufoco, nesta terça-feira (12). Uma falha no novo sistema digital do RG deixou o atendimento suspenso por algumas horas e só foi normalizado por volta das 8h.

A situação surgiu duas semanas após o governo do estado anunciar o novo sistema de emissão do documento.

De acordo com o IITB, um problema no sistema técnico que aconteceu nesta segunda-feira afetou o atendimento desta terça. Segundo o diretor do IITB, delegado Pablo de Carvalho, o sistema já foi normalizado e as pessoas que ficaram sem atendimento nesta segunda, estão sendo atendidas nesta terça. Ele também alegou que o sistema está em fase de teste e que por isso que ficou suspenso.

Para tirar a nova identidade, é preciso tirar um agendamento eletrônico pela internet, ir até um dos pontos cadastrados ou ao Expresso Cidadão. A retirada da nova identidade está em fase de teste, começou no dia 23 de outubro e vai até o dia 30 de novembro. O solicitante tem um prazo de até 10 dias úteis para estar com o documento em mãos.

Na sede do IITB são atendidos apenas os casos de emergência, que precisam de alguma documentação para atestar a urgência.