ACIDENTES DOMÉSTICOS

Acidente com Gugu reforça cuidados para montar a decoração de Natal

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco deu instruções de como posicionar os enfeites em segurança

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 22/11/2019 às 15:43
Pixabay
FOTO: Pixabay

Acidentes domésticos são mais comuns do que se imagina, porque muitas partes da estrutura de uma casa ou as ferramentas utilizadas no dia a dia parecem não oferecer perigo, mas são capazes de causar acidentes, principalmente para crianças e idosos. O tema foi levantado após a queda do apresentador do reality Power Couple Brasil, Gugu Liberato, em sua casa em Orlando, na Flórida, nessa quarta-feira (20).

Confira dicas de como decorar a casa com enfeites natalinos em segurança:

Escadas

As escadas são muito utilizadas para posicionar as decorações de Natal nos pontos altos da casa. Para evitar qualquer tipo de acidente, o major Anderson Barros, do Corpo de Bombeiros de Pernambuco, orienta que uma pessoa especializada para o serviço seja contratada.

“A escada sempre é um risco porque está associada à altura e muitas vezes à energia, que é utilizada nestas decorações. É melhor contratar ou chamar uma pessoa capacitada para isso e na hora de utilizá-la, dispor dos equipamentos adequados”, explicou.

Caso não haja a possibilidade de contratação e seja necessário subir no material, o bombeiro pede que outra pessoa esteja sempre cuidando da estabilidade da escada, para não deixar que ela fique solta.

“O ideal é sempre ter alguém cuidando da sua segurança, cuidando da estabilidade da escada, para não deixar que a escada fique solta. A gente sabe que em um piso liso esta escada pode escorregar, e a pessoa pode cair”.

Uma outra orientação do Corpo de Bombeiros é de que a pessoa que utiliza a escada esteja sempre com, no mínimo, três apoios, ou seja, nos dois pés, um braço, ou os dois braços e um pé. Nunca somente dois apoios, porque o risco de cair é maior.

Energia

Anderson instrui que todo o trabalho de decoração do ambiente seja feito com a energia desligada. “O ideal é somente ligar depois que o trabalho for concluído, para não correr o risco da pessoa sofrer um choque em cima da escada e, além do choque, sofrer uma queda de uma altura grande e um acidente grave”, disse o major.

Ouça também a reportagem de Lilian Fonseca: