DÍVIDAS

Procon-PE promove mutirão para solucionar problema dos superendividados

O mutirão inicia nesta segunda-feira (25) e vai até o dia 6 de dezembro

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 25/11/2019 às 11:06
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

O Procon Pernambuco promove, a partir desta segunda-feira (25), o mutirão dos superendividados. A ação vai até o dia 6 de dezembro e conta com a participação de diversas empresas que terão o intuito de facilitar a negociação de débitos das famílias. O atendimento inicia às 8h e vai até às 14h. O Procon Pernambuco fica na Rua Floriano Peixoto, n° 141, no bairro de São José, no Centro do Recife.

A ideia, segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Pedro Eurico, é facilitar a negociação de débitos para que as pessoas possam se organizar financeiramente. "É uma oportunidade que as pessoas têm para negociar débitos e se reorganizarem do ponto de vista da atividade econômica. Para as empresas, não é interessante que a pessoa esteja fora do mercado, porque quem está fora do mercado se torna um consumidor a menos. É preciso que as empresas participem efetivamente disso e os consumidores tenham a oportunidade de entender a sua capacidade de endividamento. Não pode ser que a pessoa se endivide eternamente. As pessoas tem que viver de acordo com seus salários e rendimentos”, afirmou Pedro Eurico.

O vigilante Levi Inácio foi tentar negociar uma dívida com o cartão de crédito. "Eles disseram que eu tinha que parcelar e pagar um débito que não existia. Eu não parcelei nada porque não devia ao Hiper. Então resolvi vir aqui no Procon para procurar os meus direitos", disse.

Participam do mutirão empresas como Celpe, Compesa, bancos, telefonia, que inclui TV a cabo e internet, além das Prefeituras de Recife e Olinda. Para participar, é preciso levar a original e a cópia da carteira de identidade e o comprovante de residência, além de documentos que comprovem a dívida, como uma nota fiscal, fatura ou comprovante de pagamento.

Ouça a reportagem de Isa Maria: