TURISMO

SJCC promove seminário sobre soluções urbanas e turismo no Recife

Ideia é discutir estratégias para reduzir os gargalos que impedem o desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 27/11/2019 às 10:13
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação promove, na manhã desta quarta-feira (27), no auditório do grupo, no bairro de Santo Amaro, o seminário Soluções Urbanas - Turismo. O evento reúne especialistas, empresários, gestores públicos, estudantes e outros interessados no tema. A ideia do seminário é compartilhar experiências bem sucedidas em diferentes partes do Brasil que possam inspirar os destinos turísticos de Pernambuco.

O prefeito de Gramado, no Rio Grande do Sul, João Alfredo Bertolucci, explica porque o município é um exemplo de sucesso no setor turístico do País. "Gramado hoje tem 86% da sua economia vinculada ao segmento turístico. As vezes considero esse índice até perigoso porque qualquer locaute setorial pode comprometer toda a economia da cidade. A nossa vocação é turística. Nós nos esmeramos dessa atividade porque entendemos que mais que um produto, o turismo é um serviço. A nossa grande missão é o encantamento. Nós estamos preocupados em fazer com que o turista retorne a Gramado", relatou.

Bertolucci ainda ressaltou o olhar especial que a cidade de Gramado tem com a natureza e a sustentabilidade. "Gramado não é melhor nem pior do que outra cidade. Gramado tem que ser diferente e, para isso acontecer, tem que encantar. Temos prédios que tem o mínimo de estrutura, aparência e estética europeia. Não admitimos que os prédios interfiram na natureza, ou seja, os prédios em Gramado tem que adornar aquela manta verde que existe na cidade. Isso gera algumas contrariedades dos empreendedores que querem enriquecer e não prestam atenção para sustentabilidade. Não resisto ao desenvolvimento, apenas prezo por coisas que resistam por toda vida em harmonia com a natureza”, concluiu.

Ouça a reportagem de Marcela Maranhão: