FESTA DO MORRO

115ª Festa do Morro da Conceição começa nesta quinta-feira

A festividade inicia com a Procissão da Bandeira, saindo às 18h do Parque Urbano da Macaxeira

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 28/11/2019 às 14:12
Reprodução/TV Jornal
FOTO: Reprodução/TV Jornal

Está tudo pronto para o início da 115ª Festa de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, Zona Norte do Recife. Este ano, as celebrações foram antecipadas e ganharam um dia mais. Com um andor levado por força humana, um pedido antigo dos fiéis, a Procissão da Bandeira marca nesta quinta-feira (28) a abertura da festa. A saída está marcada para 18h, no Parque Urbano da Macaxeira e segue pela Avenida Norte, Largo Dom Luiz e Rua Itacoatiara (subida dos veículos) até a Praça da Conceição.

De acordo com o pároco do santuário, Luiz Rodrigues, a festa de abertura será marcada com a celebração de uma missa presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Limacedo Antônio da Silva. "Hoje começa essa festa tão aguardada do Recife e de Pernambuco, que é a Festa de Nossa Senhora da Conceição. Começamos a procissão no Parque da Macaxeira às 18h e seguimos até a Praça da Conceição. Às 19h, o bispo auxiliar Dom Limacedo vai presidir e celebrar a missa de abertura da novena e Festa de Nossa Senhora da Conceição. Após a missa, teremos uma atração cultural, assim como todas as noites ao longo da novena teremos shows após as missas", detalhou.

Mobilidade

Com o início da festividade, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) vai interditar algumas ruas da Zona Norte da cidade, próximas ao morro. As interdições têm início nesta quinta e seguem até o fim das celebrações, no dia 9. No total, o órgão informou que um efetivo diário de 50 a 80 agentes de trânsito atuará nos dias de festa.

Serão realizados bloqueios nos cruzamento do Largo Dom Luiz com a Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar e com a Rua Dois de Fevereiro, além de toda Rua Itacoatiara, que dá acesso à subida do morro. Nestes pontos, o acesso de veículos será restringido apenas aos moradores, devidamente identificados com comprovante de residência. As interdições passarão a ser contínuas a partir das 6h da quinta-feira (6), e os bloqueios só serão desfeitos às 11h da segunda-feira (9), após o término da festa. A CTTU também informou que os bloqueios poderão ser estendidos a depender do fluxo de pessoas.

"O bloqueio aqui, na realidade, os nossos agentes estarão monitorando o tempo inteiro, observando a presença e o acúmulo de veículos aqui para evitar que nós tenhamos um transtorno neste trecho da cidade. Ao perceber um grande volume de veículos, o acesso ao morro será interrompido a partir de percepção desses agentes", concluiu o gerente de operações da CTTU, André Luiz.

Confira a programação da 115ª Festa do Morro da Conceição:

Apresentações culturais

29/11 - sexta-feira - Jorge de Altinho - 21h - Palco

30/11 - sábado - Dudu do Acordeon - 21h - Palco

1/12 - domingo - Recifogosas - 15h - Palco

Maracatu Estrela Brilhante - 21h - Em frente ao Santuário

2/12 - segunda-feira - Blocos Líricos - 21h - Palco

3/12 - terça-feira - Banda Mandracatu - 20h30 - Palco

Banda Mingau de Cachorro - 21h30

4/12 - quarta-feira - Eduardo Moreno - 21h - Palco

5/12 - quinta-feira - Petrúcio Amorim - 21h - Palco

6/12 - sexta-feira - Coral do Movimento Pró-Criança 20h30 - Dentro do Santuário

Irah Caldeira - 21h - Palco

7/12 - sábado - Momento Mariano - 21h - Palco

8/12 - domingo - Padre Damião Silva e Banda - 11h - Palco

Padre João Carlos - 16h - Palco

Celebrações religiosas

Missas diárias, a partir desta sexta-feira (29), são celebradas às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h, seguindo até o dia 7 de dezembro, com destaque para a Santa Missa do Exército Brasileiro, que será celebrada no dia 6, às 9h, pelo padre Ivan Medeiros Jr, capelão do Comando Militar do Nordeste.

A abertura do novenário também acontece nesta sexta-feira (29), às 19h.

No dia 8, dedicado à Nossa Senhora da Conceição, 08 de dezembro, às 12h. A partir de 0h, as missas serão rezadas a cada hora, intercalando celebrações dentro do santuário e no palco externo.


8/12 - Missas no Dia de Nossa Senhora da Conceição

0h, 2h, 4h, 6h, 8h, 10h - Missas Palco

1h, 3h, 5h, 7h, 9h, 12h - Missas Santuário

Com informações de Isa Maria, ouça a reportagem de Nathalia Hermosa: