TRANSPORTE

Rodoviários protestam contra demissão de cobradores na Zona Sul do Recife

O protesto acontece no cruzamento da Avenida Dois Rios com a Rua Rio Xingu, no bairro do Ibura

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 28/11/2019 às 10:18
Bruno Campos/JC Imagem
FOTO: Bruno Campos/JC Imagem

Rodoviários realizam um protesto, na manhã desta quinta-feira (28), no cruzamento da Avenida Dois Rios com a Rua Rio Xingu, no bairro do Ibura, na Zona Sul do Recife. Segundo o presidente eleito do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, Aldo Lima, a manifestação acontece em conjunto com lideranças comunitárias da área e faz parte de uma série de protestos que vêm sendo realizados no Grande Recife, contra a demissão de cobradores e o acúmulo de funções por parte dos motoristas.

Os ônibus estão parados nos dois sentidos da Avenida Dois Rios. Cerca de 20 linhas circulam pelo Ibura e mais de cinco mil passageiros utilizam o transporte público no bairro diariamente. "A categoria vem questionando esse acúmulo de função. É impossível o motorista acumular outra função além da grande responsabilidade que já tem, que é de transportar o passageiro e dirigir com segurança. É impossível o motorista ter que cobrar as passagens, descer dos veículos para operar os elevadores e não ter mais a ajuda do cobrador para auxiliar no embarque e desembarque. Os trabalhadores estão adoecendo devido ao estresse", afirmou Aldo.

Ele ainda explicou o motivo das sucessivas manifestações contra o acúmulo de funções dos motoristas. "As empresas de ônibus estão mentindo, dizendo que estão promovendo os cobradores, mas é mentira. A minoria tem habilitação para dirigir ônibus. Eles estão mentindo para a sociedade e a população não está aceitando. Isso não vai parar enquanto eles não pararem de demitir os cobradores", concluiu Aldo Lima.

Ouça a reportagem de Lilian Fonseca: