EDUCAÇÃO

Rede estadual de ensino recebe 25 escolas em tempo integral para 2020

Ao todo, serão 14 integrais do Ensino Médio e 11 integrais com dois turnos

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 03/12/2019 às 15:19
Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem
FOTO: Sérgio Bernardo/Acervo JC Imagem

A rede estadual de ensino de Pernambuco vai receber mais 25 escolas de ensino em tempo integral. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (3) pelo governador Paulo Câmara (PSB) em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. As escolas serão implantadas já no início do semestre letivo de 2020.

O secretário de Educação e Esportes de Pernambuco, Fred Amâncio, explicou o que os alunos devem fazer para estudar nas escolas de tempo integral. "Os estudantes que já estudam nas escolas e fazem o segundo e terceiro ano do ensino médio, vão concluir no atual regime deles, como uma escola regular. Já os estudantes que vão começar em 2020, irão migrar para o tempo integral. Caso esse aluno tenha se matriculado no regime atual de ensino, no período de confirmação da matrícula, nós vamos conversar para saber se eles querem continuar na escola dentro da nova proposta de tempo integral ou se tem interesse de ir para uma outra escola", detalhou.

Ao todo, serão 14 integrais do Ensino Médio - incluindo uma Escola Técnica Estadual - nove integrais com dois turnos (Ensinos Fundamental e Médio) e duas integrais com dois turnos (Ensino Médio). Escolas integrais em dois turnos funcionam das 7h às 14h no primeiro turno e das 14h30 às 20h, no segundo.

Na próxima semana, um processo seletivo vai ser aberto para os alunos que desejam estudar na nova Escola Técnica Estadual (ETE), que vai funcionar no bairro de Casa Amarela. Nas outras escolas, o processo seletivo encerrou. O resultado desses testes serão divulgados em breve. Fred Amâncio detalhou o novo processo para o ingresso na nova escola técnica. "Nós temos um processo específico para selecionar os estudantes que vão estudar nas nossas escolas técnicas estaduais. O processo de seleção para as outras escolas técnicas já foi concluído, quando as provas foram realizadas há duas semanas. Como estamos lançando essa nova escola oficialmente hoje, a gente vai está abrindo uma seleção especial na próxima semana para os alunos se inscreverem e realizarem a prova para a nova escola técnica", concluiu.

Ouça a reportagem de Isa Maria: