DIÁRIO OFICIAL

Bolsonaro sanciona lei que cria Dia Nacional do Rodeio no Dia Mundial dos Animais

O Dia Nacional do Rodeio será celebrado a partir de 2020 no dia 4 de outubro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 06/12/2019 às 12:37
Valter Campanato/Agência Brasil
FOTO: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou uma lei que cria o Dia Nacional do Rodeio no mesmo dia em que é celebrado o Dia Mundial dos Animais, 4 de outubro. O ato foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (5) e a data será lembrada a partir de 2020.

O dia 4 de outubro é lembrado o Dia Mundial dos Animais, por conta do dia de São Francisco de Assis, santo padroeiro dos bichos. No Brasil, no entanto, existe o Dia Nacional dos Animais, celebrado em 14 de março.

Relator do projeto

Segundo afirmou em outubro deste ano o relator do projeto de lei, o senador Wellington Fagundes (PL-MT), "a iniciativa reconhece o significado da atividade que acontece em quase todo território nacional. Anualmente, ocorrem mais de dois mil rodeios por todo o país, com público pagante de 24 milhões, acima até do futebol. Além da dimensão cultural, o rodeio gera empregos e movimenta economias locais", disse, de acordo com a Agência Senado.

Ainda de acordo com o senador, anualmente, ocorrem mais de dois mil rodeios por todo o país, com público pagante de 24 milhões.

Os rodeios são alvos de diversas críticas de defensores dos animais que apontam violência animal nos eventos.