SAÚDE

Samu orienta fiéis que vão subir o Morro da Conceição

O sol forte, calor excessivo e a multidão concentrada no Morro da Conceição podem causar mal-estar nos devotos

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 08/12/2019 às 10:53
Léo Motta/ JC Imagem
FOTO: Léo Motta/ JC Imagem

Os fiéis que sobem o Morro da Conceição, neste domingo (8), na 115ª festa em homenagem a Nossa Senhora da Conceição devem tomar alguns cuidados com a saúde. O sol forte, o calor intenso e a grande quantidade de pessoas circulando no local podem causar mal-estar.

O coordenador geral do Samu Recife, Leonardo Gomes, alerta que foi montado um posto de saúde 24 horas e uma ambulância foi deslocada para atendimento exclusivo dos fiéis. “Nós temos uma base do Samu bem próximo [ao Morro da Conceição], na Avenida Norte, com três ambulâncias que também dão cobertura ao evento”, disse.

Leonardo Gomes detalha as ocorrências mais comuns. “Mal-estar clínico é o que mais tem, pessoas com pico de pressão, as pessoas que já têm alguma doença e esquecem de tomar a medicação. O tempo é muito quente, então há pessoas com insolação e desidratação. Alguns fiéis que, ao pagar promessa, se ferem (...) Mas nada com maior gravidade”, contou.

Se alimentar bem, usar uma vestimenta adequada para minimizar os efeitos do calor, se hidratar bastante e usar protetor solar ou chapéu para proteger do sol são algumas recomendações para subir o Morro da Conceição de forma segura.

O Samu ainda faz um alerta para que as pessoas que estejam adoecidas evitem o esforço de subir o morro.

O posto está à esquerda da igreja ou os fiéis podem ligar para o 192, caso não localizem o socorro.

Confira a entrevista completa com Leonardo Gomes: