ECONOMIA

Procon-PE aponta aumento no valor dos produtos da ceia de Natal

O produto da ceia de Natal que sofre a maior variação de preço entre estabelecimentos é o espumante, que apresenta diferença de até 400,7%

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 10/12/2019 às 16:13
Reprodução Internet
FOTO: Reprodução Internet

Quem está empolgado para preparar a ceia de Natal, deve ter atenção na hora de adquirir os produtos. É que no comércio alguns itens tradicionais da cesta natalina apresentam aumento de preço.

A coordenadoria estadual do Procon Pernambuco realizou uma pesquisa que registrou a variação nos valores em comparação ao mesmo período no ano passado.

A gerente de fiscalização do órgão, Daniele Sena, diz que entre os produtos que estão mais caros estão o pernil e o chester.

Mas, de acordo com Daniele Sena, há produtos da ceia de Natal que estão mais acessíveis, em relação ao último Natal. No entanto, ela lembra que essa variação está relacionada principalmente à marca do produto.

A gestora lembra ainda que existem alternativas para tornar a ceia de Natal mais econômica. “A primeira orientação, sem dúvida, é que o consumidor precisa pesquisar (...) e o segundo ponto é fazer uma substituição do produto”, apontou.

Itens fiscalizados

Os fiscais de defesa do consumidor de Pernambuco avaliaram 67 itens em onze lojas e supermercados do Recife e de Olinda. O produto que sofre maior variação de preço entre estabelecimentos é o espumante, que apresenta diferença de até 400,7%, segundo a pesquisa.