ÓLEO NAS PRAIAS

Auxílio para pescadores afetados por óleo nas praias começa a ser pago

Em Pernambuco, 4.236 pescadores serão beneficiados pelo o auxílio

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 16/12/2019 às 10:33
Tânia Rêgo/Agência Brasil
FOTO: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta segunda-feira (16) a primeira parcela do Auxílio Emergencial Pecuniário para os pescadores artesanais que foram afetados pelo derramamento de óleo em praias de Pernambuco e do Brasil. O Auxílio Emergencial é um benefício financeiro possibilitado pela Medida Provisória (MP) nº 908/2019, editada pelo governo federal em novembro. O benefício será concedido a 4.236 pescadores artesanais ativos no Registro Geral da Atividade Pesqueira que tiveram sua atividade profissional prejudicada até a data da edição da MP poderão receber o benefício de R$ 1.996, pago em duas parcelas de R$ 998 cada.

"Aqui, em Pernambuco, serão 12 municípios beneficiados. Vai ter direito os pescadores que estavam cadastrados. Se o pescador artesanal tem dúvidas, ele pode entrar no site do Ministério da Agricultura e Pecuária, consultar através do município e vai ter acesso a relação. Dessa forma, ele pode receber o auxílio com o cartão do Bolsa Família ou o cartão do cidadão em qualquer Casa Lotérica mais próxima, nos correspondentes bancários ou até nas máquinas de autoatendimento da Caixa", disse a superintendente regional da Caixa, Simone Nunes.

Segundo a superintendente, os pagamentos seguem o calendário de escalonamento dos benefícios sociais, como o Bolsa Família, que estipula o dia do saque conforme o final do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. “Começa hoje para os finais do número do NIS de 1 a 5, da mesma forma que a gente faz escalonadamente o pagamento do Bolsa Família, por exemplo, o final 6 do NIS recebe terça-feira (18), final 7 na quarta, e vai até segunda-feira (23) com o final 0”, detalhou.

Os trabalhadores poderão sacar os valores, utilizando o cartão social, em qualquer canal da Caixa, como casas lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes Caixa Aqui. Quem não tem o cartão poderá sacar em qualquer agência do banco com a apresentação do documento de identidade.
O direito ao auxílio emergencial pecuniário não interfere no recebimento de demais benefícios financeiros aos quais o pescador tenha acesso, como o Programa Bolsa Família ou Seguro Defeso, e o saque poderá ser feito no mesmo momento do pagamento dos demais programas.

Calendário do NIS:

Finais 1,2,3,4 e 5 - Recebe no dia 16 de dezembro
Final 6 - Recebe no dia 17 de dezembro
Final 7 - Recebe no dia 18 de dezembro
Final 8 - Recebe no dia 19 de dezembro
Final 9 - Recebe no dia 20 de dezembro
Final 0 - Recebe no dia 23 de dezembro

Confira a reportagem de Juliana Oliveira: