EMPREGO

Saiba como habilitar a carteira de trabalho digital

A ferramenta é uma extensão da carteira de trabalho impressa

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 18/12/2019 às 11:25 | Atualizado em 25/01/2022 às 20:58
Arquivo/Agência Brasil
FOTO: Arquivo/Agência Brasil

Desde setembro deste ano que a carteira profissional digital pode ser solicitada em Pernambuco. O aplicativo existe desde 2017, mas o serviço só foi regulamentado neste ano. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, cada trabalhador deve habilitar o documento digital, com a criação de uma conta de acesso no site do governo, apesar do documento estar previamente aprovado para todos os brasileiros e estrangeiros que tenham Cadastro de pessoa Física (CPF).

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Em Pernambuco são cerca de 40 mil carteiras de trabalho físicas e elas serão substituídas aos poucos pela carteira digital. Denise Arruda, técnica da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Pernambuco, fala sobre como vai funcionar o documento.

“A carteira física que as pessoas já possuem, vai continuar valendo, porque tem que guardar para comprovar os vínculos anteriores. A Carteira de Trabalho Digital é um aplicativo que pode ser baixado no celular ou no computador. Não é um documento obrigatório que você precisa ter de imediato porque o número da carteira do cidadão agora é através do CPF. Com a nova modalidade, será possível identificar todos os vínculos desde que começou a trabalhar, antes e depois de setembro”, explicou.

Ela ainda reforça que em alguns casos a carteira física será necessária. “Ele não tem a necessidade de papel, mas isso se a empresa trabalhar com o eSocial. Se a empresa não tiver eSocial, a carteira física vai continuar sendo necessária”, lembrou.

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eSocial

Empresas que já usam o eSocial poderão contratar funcionários sem a necessidade de exigir deles o documento físico. Isso vai facilitar o acesso ao mercado, pois não será mais necessário apresentar a carteira de trabalho em papel para ingressar em um novo emprego, resultando em simplificação e desburocratização.

Novas regras

Com as novas regras, as anotações que antes ficavam na CTPS de papel passarão a ser realizadas de forma eletrônica. Para acompanhar essas anotações, o trabalhador pode utilizar um aplicativo especialmente desenvolvido para celulares ( com versões IOS e Android) ou acessar o site www.gov.br (solução web).

Como acessar a Carteira de Trabalho Digital:

  1. Baixe o aplicativo CTPS Digital em seu smartphone, através da loja de aplicativos (Android ou IOS);
  2. Ao acessar o aplicativo pela primeira vez, aparecerão algumas informações e, logo após, clique em “Entrar”;
  3. Insira o número do seu CPF;
  4. Clique em “crie sua conta”;
  5. Em seguida, informe o seu CPF, nome completo, telefone e e-mail;
  6. Faça a validação de segurança e clique em continuar;
  7. Pronto, a conta foi criada;
  8. Agora acesse o aplicativo novamente, informe o seu CPF e senha e clique em “Entrar”;
  9. Todas a informações sobre seus contratos de trabalho estarão disponíveis para sua consulta.