VIRADA DO ANO

Réveillon do Recife terá 5 polos e menos barulho na queima de fogos

O réveillon do Recife terá polos de animação nos bairros de Boa Viagem, Pina, Várzea, Ibura e Lagoa do Araçá

Com informações do JC Online
Com informações do JC Online
Publicado em 19/12/2019 às 16:03
Foto: André Nery/Acervo JC Imagem
FOTO: Foto: André Nery/Acervo JC Imagem

Para brindar a chegada de 2020, a capital pernambucana terá fogos menos barulhentos, porém com mais tempo de espetáculo, e cinco polos de diversão. O réveillon do Recife terá 21 toneladas de explosivos, três a mais em relação a 2018. A queima que deve durar 15 minutos. A novidade é que além de desenhos gráficos, os fogos vão estampar uma mensagem.

Os polos do réveillon do Recife estarão localizados nos bairros de Boa Viagem, Pina, Várzea, Ibura e Lagoa do Araçá. Aos palcos da virada, subirão mais de 40 atrações, como Lia de Itamaracá, Michelle Melo, Musa, Spok, Nena Queiroga, Almir Rouche, Maestro Forró, Marron Brasileiro, além da mais recifense entre as paraenses: Gaby Amarantos, a cantora furacão, que faz questão de se declarar íntima do Recife e freguesa dos compositores locais, como Zé Cafofinho, de quem gravou - e transformou em hit - a música Xirley.

"A gente sempre procurou minimizar os ruídos e os efeitos sonoros dos fogos durante a festa na orla de Boa Viagem. A Prefeitura do Recife tem uma preocupação com o meio ambiente, com a proteção dos animais. Segue todas as regras do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Capitania dos Portos", destacou a secretária Municipal de Turismo, Ana Paula Vilaça.

A tradicional queima de fogos ocorrerá na altura do edifício Acaiaca, no Segundo Jardim, ambos em Boa Viagem, e Pina, na Zona Sul do Recife. Os fogos do réveillon estarão distribuídos em três balsas no mar, a 400 metros da praia. "Diferente de outras cidades, onde os fogos estão junto de prédios, no Recife sai das balsas. Causa um menor barulho, mas na hora da explosão sempre há ruído por causa da pólvora. Mas os fogos têm mais efeito visual e não de tiro, de estampido", afirma Ana Paula Vilaça.

Ela diz, portanto, que não procede a informação de que os fogos do Recife não terão barulho.

Recomendação do MPPE

O Ministério Público de Pernambuco, através da 12ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania da Capital, expediu recomendação com atuação na proteção do Meio Ambiente e do Patrimônio Histórico-Cultural, com o intuito de "preservar a saúde física e psicoemocional dos animais". Segundo o texto, tramita na Promotoria uma Notícia de Fato por meio da qual se apura a agressão física e psicológica aos animais provocada pela queima de fogos de artifícios com estampido, sujeitando-os a experiência capaz de causar sofrimento físico-emocional.

“Cabe ao Poder Público a incumbência de proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais a crueldade, a fim de assegurar a efetividade do direito fundamental do Meio Ambiente ecologicamente equilibrado”, destacou o promotor de Justiça Ricardo Coelho, no texto da recomendação.

Confira as atrações do Réveillon 2020:

ACAIACA

19h - Cascabulho

20h40 - Lia de Itamaracá

22h - Maestro Spok, com participação de Nena Queiroga, André Rio, Gerlane Lops, Almir Rouche, Bia Villa Chan e Beto Hortis

0h15 - Gaby Amarantos

2h - Maestro Forró com participação de Edilza Aires, Cristina Amaral, Nádia Maia, Marron Brasileiro, Ed Carlos e Geraldinho Lins

PINA

20h - Serginho Zuada e Banda Swing Novo

21h20 - Eduarda Alves

22h40 - Michelle Melo

0h15 - Musa

2h - Belo Xis com participação de Luiza Pérola, Gracinha do Samba, Maria Pagodinho, Leno Simpatia e Wellington do Pandeiro

LAGOA DO ARAÇÁ

19h - Karametade

20h30 - Amigas

22h - Amigos Sertanejos com Dino Braia

0h20 - Dudu do Acordeon

VÁRZEA

20h - Banda Sedutora

21h20 - Elvis

22h40 - Sheldon Ferrer

0h20 - Amigas do Brega

IBURA

19h - Apolo Gomes, Alcione Nascimento, Luciana Gomes e Fabiana Bulhões

21h20 - Banda Mandagaroba

22h40 - Banda Sedutora

0h20 - Cybelle do Cavaco

1h40 - Banda Lapada