ASSISTÊNCIA

Recife inaugura restaurante popular e abrigo noturno para população em situação de rua

A população em situação de rua tem crescido em todo o Brasil

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 24/12/2019 às 11:13
Felipe Jordão/ JC Imagem
FOTO: Felipe Jordão/ JC Imagem

A população em situação de rua da cidade do Recife ganhou de fim de ano o primeiro restaurante popular do município, que vai oferecer 750 almoços, diariamente. O espaço Naíde Teodósio foi inaugurado nesta segunda-feira (23) e faz parte do programa Chegando Junto, da Prefeitura do Recife.

De acordo com o prefeito Geraldo Júlio, a iniciativa vai atender os cidadãos mais vulneráveis. O prefeito destaca ainda que as refeições fornecidas são planejadas para prestar a melhor nutrição possível aos usuários do serviço.

Para ter acesso ao almoço gratuito, o morador em situação de rua deve estar cadastrado e sendo acompanhado pelos serviços de assistência social da capital pernambucana. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, as vagas para cadastro já estão praticamente todas preenchidas. No entanto, ela afirma que, futuramente, substituições podem acontecer.

O restaurante popular vai funcionar na Rua Tamoios, no bairro de Santo Amaro, na área central do Recife, das 11h às 14h. A prefeitura anunciou também que na próxima sexta-feira (27) outro refeitório público, nos mesmos padrões, vai ser inaugurado dessa vez na Rua Floriano Peixoto, no bairro de São José.

Abrigo noturno

E nesta terça-feira (24), mais uma iniciativa visando a população em situação de rua do Recife também foi inaugurada. Em solenidade realizada nesta manhã, foi entregue o Abrigo Noturno Irmã Dulce, na Travessa do Gusmão, no bairro de São José, área central do Recife.

O acolhimento funcionará das 19h às 7h e contará com espaços de convivência, banheiros e dormitórios para receber até 100 pessoas, entre homens, mulheres, adultos, idosos e pessoas com deficiência. No local, os usuários receberão kits de higiene pessoal para utilizarem os banheiros. Também haverá espaços para guardar pertences pessoais.

O prefeito Geraldo Julio reforçou que a população em situação de rua do Recife também terá apoio psicossocial. "A gente sabe que a população de rua cresce no Brasil inteiro e aqui a gente está entrando com os restaurantes populares e também o abrigo noturno para dar atenção a essas pessoas", disse.

A abertura do espaço contou com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, que reforçou a importância do abrigo. “É muito importante porque é um desafio para todos nós essa convivência com a realidade dos moradores de rua no Recife. É doloroso a gente ver pessoas dormindo nas calçadas. Isso aqui vai ser uma alternativa para essas pessoas terem onde ficar à noite e tenham onde dormir dignamente”, comentou.

Ele espera que mais abrigos sejam instalados. “Eu acho que talvez não seja suficiente, mas já é alguma coisa e é possível que outras iniciativas apareçam”, apontou Dom Fernando Saburido.