CULTURA

Cavalo marinho formado só por mulheres estreia em tradicional encontro na Casa da Rabeca

O cavalo marinho é um folguedo que une teatro, música e dança e o grupo Flor de Manjerona foi idealizado pela filha do Mestre Salustiano

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 25/12/2019 às 10:55
Carlos Rafael/ Divulgação
FOTO: Carlos Rafael/ Divulgação

A 25ª edição do Encontro de Cavalos Marinhos terá uma novidade este ano. Nesta quarta-feira (25) acontece a estreia do Cavalo Marinho Flor de Manjerona.

Criado pelas filhas do eterno Mestre Salustiano, o Flor de Manjerona é a realização de um sonho de Imaculada Salustiano, idealizadora da iniciativa. “A gente, enquanto criança, foi proibida de brincar porque era uma brincadeira para homem. Aí, aos 11 anos, meu pai me deixou participar com [minha irmã] Betânia porque faltaram alguns brincantes. Aí depois desse dia eu consegui convencer ele a deixar a gente brincar no cavalo marinho”, contou.

Se antes elas não tiveram muito espaço, agora com o Cavalo Marinho Flor de Majerona, as mulheres Salustianas vão ocupar todos os postos na brincadeira, como detalha Imaculada Salustiano. “A parte musical, teatral, dança é tudo mulher. São 17 adultas e seis crianças”, detalhou, lembrando que o grupo foi pensando no ano passado.

O cavalo marinho é um folguedo que une teatro, música e dança. Mestre Salustiano foi um dos grandes defensores da brincadeira até o dia de sua morte, em 31 de agosto de 2008. Nesta quarta-feira (25), o Flor de Manjerona faz sua estreia, abrindo o Encontro de Cavalos Marinhos que acontece na Casa da Rabeca, em Cidade Tabajara, Olinda, a partir das 19h.

Serviço

25º Encontro de Cavalo Marinho

Quarta-feira (25), às 18h

Casa da Rabeca - Rua Curupira, 340, Cidade Tabajara, Olinda

Entrada e estacionamento gratuitos

Informações: (81) 3371-8197