OPERAÇÕES

Operações miram o tráfico de drogas e a redução de homicídios na RMR

Ao todo, as operações policiais contam com 366 policiais entre delegados, agentes e escrivães

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 27/12/2019 às 12:07
Foto: Reprodução / Polícia Civil
FOTO: Foto: Reprodução / Polícia Civil

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta sexta-feira (27), três Operações de Repressão Qualificada voltadas para a redução de homicídios. Denominadas "Cilindro" e "Estação", as primeiras miram suspeitos de homicídios, tráfico de drogas e associação para o tráfico. A terceira ação policial foi batizada de "Extorsor" e investiga, além dos crimes de tráfico de entorpecentes e ações para o tráfico, o crime de extorsão.

As investigações que resultaram nas operações "Cilindro" e a "Estação" iniciaram em maio de 2018. Já a "Extorsor" teve a investigações iniciadas em junho de 2019. Ao todo, as ações policiais contam com 366 policiais entre delegados, agentes e escrivães.

Segundo o chefe da Polícia Civil, Joselito Amaral, as três operações visam combater o tráfico de drogas e a redução de homicídios. “O objetivo dessas três operações é a redução de homicídios. São traficantes que atuavam na capital e na Região Metropolitana, nas cidades do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes, Igarassu e, a partir daí, com desarticulação e prisão dessas pessoas, a gente almeja um final de ano mais tranquilo nesse sentido”, disse.

Joselito ainda explicou as quadrilhas não tinham nenhuma relação. "São organizações diferentes, embora a prática sejam muito semelhantes. É a disputa pelo território na distribuição do tráfico de drogas e eventualmente os homicídios ocorriam em virtude dessa disputa. O objetivo dos 46 mandados de prisão e 52 mandados de busca e apreensão tem essa finalidade de arrefecer e prender os traficantes e homicidas para ter uma redução na Região Metropolitana e na capital", concluiu.

Durante as operações, 44 mandados de prisão e 39 de busca e apreensão domiciliar, expedidos pelas 10ª e 14ª Varas Criminais do Recife, estão sendo cumpridos.