Recife

Perícia investiga causa do deslizamento de barreira em Dois Unidos

O trabalho foi realizado pelo Instituto de Criminalística e o resultado do material será divulgado em aproximadamente 15 dias

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 28/12/2019 às 17:27
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

Uma perícia foi realizada na manhã deste sábado (28) para investigar o deslizamento da barreira que deixou sete pessoas mortas na última terçã-feira (24), no Córrego do Morcego, em Dois Unidos, Zona Norte do Recife. O trabalho foi realizado pelo Instituto de Criminalística e o resultado do material será divulgado em aproximadamente 15 dias.

Na perícia foram coletadas amostras do solo e subsolo do terreno. “O material foi recolhido de diferentes localidades e de cima para baixo, tendo como padrão os canos da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). As amostras servem para identificar o teor de umidade, coloração do solo e outras condições”, explica o perito Héldo Souza.

O corpo de bombeiros também estava presente no local e ajudou os peritos a escalarem a barreira para coleta de material. Segundo o perito Andre Amaral, que realizou rapel para coleta do barro, visualmente as amostras possuem diferenças de umidade, porém é necessário esperar o resultado da análise técnica e verificar a causa do deslizamento.

Tragédia na véspera do Natal

O deslizamento aconteceu na véspera do Natal e deixou sete pessoas mortas. No momento da tragédia não chovia na região, devido a isso se acredita que o deslizamento aconteceu após o vazamento de um cano de água, por volta das 2h30, na Rua Bela Vista, no Córrego do Morcego, em Dois Unidos. Duas casas foram atingidas, uma completamente e outra parcialmente destruída.