ACIDENTE

HR registra entrada de 10 queimados com fogos no réveillon 2020

Os pacientes vieram da Região Metropolitana do Recife, da Zona da Mata Norte e do Agreste

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 02/01/2020 às 11:49
Acervo/JC Imagem
FOTO: Acervo/JC Imagem

O setor de queimados do Hospital da Restauração (HR), localizado no bairro do Derby, na área Central do Recife, atendeu 10 pessoas que sofreram lesões em decorrência de fogos de artifício neste fim de ano. Em entrevista ao programa Passando a Limpo, da Rádio Jornal, nesta quinta-feira (2), o chefe do setor, o médico Marcos Barreto, disse que os pacientes foram socorridos entre a noite da terça-feira (31) e a manhã da quarta-feira (1º). Os queimados vieram de diversos locais da Região Metropolitana do Recife (RMR), além de Chã Grande, na Zona da Mata Norte e Altinho, no Agreste de Pernambuco.

Ainda de acordo com o médico, a quantidade foi menor do que a registrada na virada do ano em 2019, mas foi maior do que o esperado. Entre as vítimas, todas eram do sexo masculino, com idades que variam entre 16 e 69 anos. "Em sua grande maioria, foram adultos. Só teve um garoto de 11 ou 12 anos, que foi com pólvora. O restante, todos eles, foram com explosivos. Inclusive, o grande problema foram as lesões graves que eles tiveram em mãos, com a perda de dedos, destruição de tendões, precisando de amputação", comentou Marcos Barreto.

Segundo o médico, a maior causa dos acidentes é em decorrência da mistura de bebidas alcoólicas e fogos de artifício durante as festividades no fim de ano. “É uma coisa que acontece geralmente na virada do ano. As pessoas começam a beber durante a tarde e o começo da noite. Não tivemos nenhuma lesão em pacientes do sexo feminino. Todos eles foram homens, variando de 16 anos até 69 anos”, disse.

Ouça a entrevista na íntegra: