CORPO DE BOMBEIROS

Valor da Taxa de Bombeiros sofre reajuste de 3,27% em Pernambuco

Os novos valores passaram a vigorar nessa quarta-feira (1)

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 02/01/2020 às 14:07
Kalebe Pereira
FOTO: Kalebe Pereira

A Taxa de Prevenção e Extinção de Incêndios (TPEI), popularmente conhecida como Taxa de Bombeiros, teve um reajuste de 3,27% em Pernambuco. O serviço aumentou por conta da variação do índice nacional de preços ao Consumidor (IPCA). Segundo o decreto publicado no Diário Oficial da União, a taxa de bombeiros pode ser paga de uma só vez ou em parcelas com valores iguais. O atraso ou inadimplência pode causar uma multa de 10% do valor.

O major do Corpo de Bombeiros, Anderson Barros, explica que o valor vai variar de acordo com o tamanho do imóvel e o risco de incêndio de cada propriedade. "Até 50m² de área construída em residência, a pessoa é isenta da taxa, além daquelas pessoas que tem comprovadamente renda inferior a um salário mínimo e alguns órgãos de cunho social, sem fins lucrativos. Esse valor é variado de acordo com o IPCA e o que a pessoa pagou no ano passado vai ser somente reajustado nesse valor da variação do IPCA. Isso leva em consideração a área construída e o risco de incêndio de cada imóvel”, detalhou.

É possível conferir todos os valores da taxa de bombeiros no Diário Oficial da União do dia 31 de dezembro. Se você está com débitos atrasados, pode acessar o site www.bombeiros.pe.gov.br e regularizar a situação. Atualmente pouco mais de 50% dos pernambucanos pagam a taxa de prevenção dos bombeiros.

Ouça o flash de Lucas Holanda: