Polícia investiga furto ao Centro de Documentação Dom Helder Câmara

O Centro de Documentação Dom Helder Câmara fica localizado no bairro da Boa Vista, na área central do Recife

SEGURANÇA
Polícia investiga furto ao Centro de Documentação Dom Helder Câmara

Centro de Documentação Dom Helder Câmara está localizado no bairro da Boa Vista - Foto: Bobby Fabisak/ JC Imagem

A Polícia Civil investiga o furto ao Centro de Documentação Dom Helder Câmara (CEDHOC), que fica localizado no bairro da Boa Vista, área central do Recife, que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (3). O caso foi registrado na Delegacia do Espinheiro e a delegada Silvana Carla solicitou ao Instituto de Criminalística, a pericia no local do fato. O caso será investigado pela Delegacia da Boa Vista.

Os funcionários do Centro de Documentação Dom Helder Câmara, ao chegarem para trabalhar, encontraram o espaço vandalizado. Ainda segundo eles, foram levados quatro monitores de computadores, dois notebooks, um data show e uma máquina de calcular elétrica. Na ocasião, gavetas e armários também foram abertos e objetos jogados no chão.

Uma pintura de Dom Helder foi arrancada da parede e papéis foram espalhados por todos os lados.

Sem funcionar

Criminosos levaram objetos e vandalizaram o local
Criminosos levaram objetos e vandalizaram o local
Cortesia

Durante a ação, os suspeitos cortaram a fiação elétrica e de telefone e quebraram o cano de água, subindo por ele para acessar o local pela caixa do ar-condicionado. Sem água, luz e equipamentos, o CEDHOC está sem poder funcionar. O CEDHOC/IDHEC pede a ajuda e colaboração da população pois não tem como arcar o que foi roubado.  

Centro de Documentação Dom Helder Câmara

O Centro de Documentação Dom Helder Câmara faz parte do Instituto Dom Helder Câmara (IDHeC), uma instituição sem fins lucrativos, e trabalha na manutenção do acervo arcebispo emérito de Olinda e Recife. Também fazem parte do IDHeC, além do CEDOCH, o Memorial Dom Helder Câmara e a Casa de Frei Francisco.

O CEDHOC guarda esse acervo, que é composto pelos originais dos escritos de Dom Helder, cerca de 18 mil fotos, jornais, revistas, enfim, toda a história de Dom Helder, contada através dos escritos dele, de matérias de jornais, revistas e televisão. É um acervo de um valor inestimável, pois é a história de Dom Helder que está ali preservada. 

Nota da Polícia Civil

A Polícia Civil registrou na tarde desta sexta (03), um furto ao Instituto Dom Helder Câmara, localizado no bairro da Boa Vista, Recife. Segundo informações preliminares prestadas pelos representantes do museu, o local foi arrombado na madrugada desta sexta (03), e foram subtraídos alguns objetos eletrônicos. O caso foi registrado na Delegacia do Espinheiro e a delegada Silvana Carla solicitou ao Instituto de Criminalística, a pericia no local do fato. O caso será investigado pela Delegacia da Boa Vista.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.