MOBILIDADE

Corredor Norte-Sul: BRTs serão substituídos por ônibus menores

Os BRTs têm 21 metros de comprimento, já os novos ônibus medem cerca de 13 metros; veículos começam a rodar a partir da segunda quinzena de janeiro

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 07/01/2020 às 16:23
Divulgação
FOTO: Divulgação

Quem utiliza o corredor Norte-Sul do BRT vai encontrar veículos diferentes, ainda no mês de janeiro. Algumas linhas do corredor, que tem 33 quilômetros e compreende um trecho entre o Recife e Igarassu, vão passar a operar com ônibus menores. Os novos veículos começam a rodar a partir da segunda quinzena de janeiro.

O diretor de operações da Conorte, Almir Buonora, afirma que a mudança vai beneficiar os usuários.

Enquanto os BRT’s têm 21 metros de comprimento, os novos ônibus medem cerca de 13 metros. Oito veículos articulados vão ser substituídos pelos menores. De acordo com almir buonora, uma análise da demanda dos passageiros identificou a necessidade das alterações.

Segundo o diretor, os novos transportes possuem duas portas à esquerda e três à direita. Isso possibilita que eles parem tanto nas estações elevadas, quanto nas paradas comuns.

Ônibus novos

Segundo o Consórcio Conorte, as três linhas que inicialmente irão receber os novos veículos são a 1900 – PE-15 (PCR), 1915 – PE-15/Dantas Barreto, e a 1970 – TI Pelópidas-PE15. Os BRTs que hoje operam nessas linhas deverão ser remanejados, segundo o Conorte, para as linhas 1909 – TI Pelópidas/TI Joana Bezerra e 1977 – TI Pelópidas/Conde da Boa Vista. Ao todo, 40 veículos foram comprados.

Pelo menos por enquanto, a MobiPE, que opera o Corredor Leste-Oeste – entre o Recife e Camaragibe –, não está autorizada a fazer a mudança.