FINANÇAS

Economista dá dicas de como organizar as contas em janeiro

Economista Sandro Prado fala sobre como organizar melhor as finanças para 2020 e evitar grandes problemas no início do próximo ano

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 07/01/2020 às 14:21
Reprodução/Pixabay
FOTO: Reprodução/Pixabay

Todo ano é igual, começa janeiro e junto vem a preocupação com as contas de início do ano. Se dezembro é um mês mais voltado as festas, em janeiro as contas fixas - IPVA, IPTU, material e matrícula escolar - chegam e pesam no orçamento mensal. Para não se endividar, é preciso uma organização financeira. No entanto, muita gente não guardou dinheiro durante o ano passado e agora precisa efetuar os pagamentos.

O economista Sandro Prado alerta sobre como organizar melhor as finanças e evitar grandes problemas no início do ano, e que podem se estender ao longo de 2020. “O ideal é que as pessoas tivessem esse dinheiro guardado, principalmente porque entrou o 13° salário. A partir do momento que você não guardou, a única possibilidade é parcelar. No caso do IPTU e IPVA, embora o pagamento a vista ofereça um desconto vantajoso, caso você não se programou, a melhor opção é parcelar de uma forma que não tenha juros, assim como o material escolar. Os pais devem tentar negociar com a escola para tentar uma redução, uma bolsa, mas não tem outra alternativa, você tem que pagar”, disse.

Planejamento

Ele também explica que é preciso se organizar e fazer um planejamento financeiro pensando no ano todo. “Começou 2020 e é hora da gente começar a fazer um planejamento financeiro. Estamos fazendo coisas do ano passado por falta de um planejamento financeiro que a gente não tem. Agora chegou o momento de se organizar. Então pegue um caderno, anote tudo que entra e tudo que sai, e lembre-se que nos meses subsequentes, uma parte da renda já foi comprometida porque você gastou agora em janeiro parcelando o IPTU, IPVA e o material escolar. As parcelas virão e será um gasto a mais que você vai ter nos próximos meses. Vamos começar 2020 diferente, pegando um caderno e anotando tudo que entra e sai mês a mês para em 2021 está mais organizado”, concluiu.

Ouça a reportagem de Juliana Oliveira: