Defesa do consumidor

Procon Recife alerta para crescimento de golpes por boletos bancários

É preciso estar atento na hora de fazer um pagamento com boleto

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 08/01/2020 às 9:23
Reprodução/ Internet
FOTO: Reprodução/ Internet

Um golpe antigo mas que continua fazendo muitas vítimas é o do boleto falso. De acordo com Ana Paula Jardim, presidente do Procon do Recife, o número de casos subiu muito no ano passado. Ela faz um alerta às pessoas e explica que é preciso estar atento na hora de fazer um pagamento com boleto.

“A primeira coisa que ela tem que ver é se esse aquele código de barras, que é a parte mais difícil de fraldar no boleto se está com falhas, porque quando o código está com falhas você obrigada a digitar um código e o que é fraudado no boleto é exatamente esse código. Então é observar a agência, a conta para onde você tá enviando esse boleto. Na hora de você pagar um boleto sempre vai aparecer para quem você tá pagando. Ficar atento com relação a isso ou o nome da empresa. Então, quem vai receber aquele boleto, tem o CNPJ, tem o CPF, mas tem essa informação no Boleto”, afirmou.

O cliente que cair na fraude deve procurar o banco e a loja. A presidente do Procon explica que, nesses casos, a vítima deve ser ressarcida. “Primeira coisa que tem que fazer é registrar um boletim de ocorrência, porque empresa vai tomar ciência que está ocorrendo aquele golpe e vai tentar evitar que outras pessoas caiam no mesmo golpe. Fala com a empresa para quem você quer fazer o pagamento do produto e vai procurar o banco também que está ali no boleto. Se não for resolvido, procura o Procon e nós vamos tomar todas as medidas cabíveis para que esse consumidor não tenha prejuízo.”

O telefone do Procon Recife é o 3355-3290.

Confira a reportagem de Isa Maria: