FESTA DE SÃO GONÇALO

Buscada de São Gonçalo acontece neste domingo em Itapissuma


Além da festa religiosa, o evento também vai contar com diversos shows

Publicado em 10/01/2020 às 15:05
Divulgação / Itapissuma
FOTO: Divulgação / Itapissuma
Leitura:

Ele é considerado o padroeiro dos pescadores de itapissuma, município da Região Metropolitana do Recife. Há 159 anos é homenageado com reverência pela comunidade. Neste domingo (12), a tradição se repete. A buscada de São Gonçalo, como é conhecida, tem concentração marcada para as 15h, na Capela São Paulo Apóstolo, na Estrada do Forte Orange, em Itamaracá.

De lá, a buscada fluvial atravessa o Canal de Santa Cruz em direção à Paróquia de São Gonçalo, em Itapissuma. Em seguida, a imagem segue em procissão pela cidade até a matriz, onde vai ser celebrada a missa pelo padre Josenildo e show de frei Neto. A expectativa é de que cerca de 150 embarcações participem do cortejo marítimo.

A festa de São Gonçalo, iniciada no dia 5 de janeiro, mobiliza o município de Itapissuma como um todo. Mas nem só da parte religiosa é feita a festa. A criançada também tem um espaço para brincar e se divertir, como explica o secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, Gleydson Figlioulo.

“Vai ser colocado um parque de diversão atrás da igreja de São Gonçalo e, durante esse período, do dia 12 que é da Buscada, até o dia 19, que é o encerramento, o parque estará aberto a partir das 17h até as 22h, 23h. A criançada vem, brinca em todos os brinquedos e troca uma pulseirinha que dá entrada franca por um quilo de alimento. Quando termina o evento, a paróquia de São Gonçalo distribui esses alimentos para as comunidades mais carentes."

Entre os dias 16 e 19 de janeiro, no último final de semana da festa de São Gonçalo, o espaço é dos shows com artistas como Jorge Aragão, Xand Avião e Taynara Andreza, entre outros. Os shows acontecem no Pátio de Eventos da cidade a partir das 21h.

Ouça a reportagem de Alexandra Torres:

Confira a programação completa:

16 de janeiro

- Xand Avião

- Internacionais do Forró

- Valdinho Forró e Xamego

17 de janeiro

- A Favorita

- Sheldon Férrer

- Tayara Andreza

- MC Alex

18 de janeiro

- Rotação 45

- Kitara

19 de janeiro

- Jorge Aragão

- Dadá Boladão

- Simpatia do Samba

- Metamorfose e ThiSamba


Mais Lidas