LIMPEZA NO RIO

Operação retira 20 toneladas de lixo por dia do Rio Ipojuca

A ação é realizada pela Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 14/01/2020 às 10:34
Reprodução/TV Jornal Interior
FOTO: Reprodução/TV Jornal Interior

A Secretaria de Serviços Públicos de Caruaru está realizando a Operação Verão 2020, com o objetivo de realizar o serviço de limpeza no Rio Ipojuca e canais da cidade. As equipes estão trabalhando na remoção de lixos e baronesas em todo trecho do Rio Ipojuca para evitar que os entulhos atrapalhem o escoamento da água das chuvas que devem cair no município.

O secretário de Serviços Públicos da cidade, Ytalo Farias, destaca que, por dia, são retiradas mais de 20 toneladas de lixo do rio. "Por dia são retirados cerca de 2 a 3 caçambas de lixo e entulho do Rio Ipojuca, que dá praticamente 20 toneladas por dia. O trabalho tem sido feito realmente para a remoção de entulhos e vegetação daninhas com o intuito de agilizar o fluxo da água e impedir o acúmulo ou barramento da água para evitar os riscos de inundações", explicou.

Ele ainda pede a colaboração da população para evitar jogar lixo no Rio Ipojuca. "Pedimos que evite jogar lixo no rio porque com todo esse descarte irregular, a população pensa que está se livrando de um problema pontual, mas na verdade está gerando um problema muito mais grave e que vai se prejudicar no futuro, principalmente a população ribeirinha, que é quem faz mais o descarte de maneira incorreta dentro do rio. A orientação que passamos é que a população coloque o lixo na porta de casa e a coleta vai recolher e evitar esses transtornos", ressaltou Ytalo Farias.

O Rio Ipojuca é considerado o terceiro rio mais poluído do Brasil, ficando atrás apenas do Rio Tietê em São Paulo e do Rio Iguaçu, no Paraná.

Ouça o flash de Berg Santos: