DEFESA CIVIL

Defesa Civil de Jaboatão vai avaliar se edifício com risco de desabamento pode ser recuperado

O Edifício Miguet está localizado na Avenida Ayrton Senna, em Piedade, e está desocupado

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 18/01/2020 às 9:42
Luisi Marques/TV Jornal
FOTO: Luisi Marques/TV Jornal

Um prédio abandonado há 25 anos, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, corre risco de desabamento. Foi o que apontou um laudo realizado pela Defesa Civil. Os moradores da área se queixam dos prejuízos e do risco que estão enfrentando e cobram providências das autoridades.

O Edifício Miguet está localizado na Avenida Ayrton Senna da Silva e já foi desocupado. Um laudo técnico foi apresentado pela Defesa Civil e apontou um risco de grau 4, numa escala que vai de 1 a 4.

A jornalista Emanuele Carvalho mora no prédio ao lado há sete anos e conta que a situação do imóvel está cada dia mais crítica. “Todos dias a gente escuta estalos na estrutura, parte da estrutura que cai. Fora o risco do desabamento que foi constatado pela Defesa Civil”, contou.

Ainda segundo ela, os moradores dos prédios que ficam no entorno se reuniram para pedir apoio ao Ministério Público de Pernambuco. Apesar da gravidade do problema, nada foi feito até o momento para evitar um desastre.

Resposta

Em nota, a Superintendência da Defesa Civil de Jaboatão dos Guararapes informou que vem realizando monitoramento quinzenal no Edifício Miguet e que vai contratar uma empresa especializada para realizar o estudo técnico mais aprofundado e indicar se o imóvel pode ser recuperado ou deve ser demolido. Como medida preventiva, a prefeitura se comprometeu em intensificar o monitoramento e destacar a Guarda Municipal para impedir invasões ao edifício.