EMERGÊNCIA

Estiagem aumenta e seca atinge 61 municípios em Pernambuco

A situação causou redução nas reservas hídricas e obrigou o Estado a manter os municípios no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 20/01/2020 às 17:22
Ricardo Labastier/ Acervo JC Imagem
FOTO: Ricardo Labastier/ Acervo JC Imagem

A situação de emergência levou o Estado a manter os municípios no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil por 180 dias. Atualmente, cidades como Bezerros, Cachoeirinha, Garanhuns e Gravatá estão em situação de emergência devido a estiagem. A falta de chuva já atinge 61 municípios, principalmente do Agreste do estado. Isso causou a redução das reservas hídricas, provocando prejuízo para produtores e agricultores locais.

O coordenador de Defesa Civil do estado, tenente-coronel André Ferraz, explica que esse cenário já habilita um suporte do Governo Estadual aos municípios atingidos. “Está dentro da meta histórica. Teve um aumento de temperatura em relação ao ano passado. Ficou bem claro que em situação de emergência, o município não tem condições de resolver sozinho. Então a gente faz uma análise para ter cuidado com a coisa pública. A lei manda analisar de caso a caso, mas independente disso, a situação de emergência facilita qualquer aporte aos municípios”, detalhou.

Devido a situação, o Governo Estadual determinou que as cidades prejudicadas sejam mantidas no Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec). Segundo André Ferraz, dessa forma as prefeituras podem solicitar apoio para amparar os trabalhadores nesse período de pouca colheita. “Na prática, havendo um reconhecimento, eles tem que se cadastrar no Sistema Integrado de Informação sobre Desastres e, em cima disso, vai viabilizado uma ajuda para as prefeituras”, disse.

O Sistema Nacional de Proteção e Defesa dos municípios atingidos pela seca foi iniciado no dia 17 de janeiro e deve vigorar pelo período de 180 dias.

Ouça a reportagem de Max Augusto: