Pernambuco investiga duas primeiras mortes suspeitas por arboviroses em 2020

Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE)

DENGUE
Pernambuco investiga duas primeiras mortes suspeitas por arboviroses em 2020

Além das mortes, Pernambuco já registra quatro casos de dengue com sinais de alarme, que são os quadros em que há gravidade - Foto: Divulgação/Fiocruz

Do Blog Casa Saudável

Pernambuco já investiga este ano, pelo menos, dois óbitos suspeitos por arboviroses, segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES). O dado corresponde às duas primeiras semanas epidemiológicas de 2020, que inclui notificações feitas até o último dia 11 de janeiro. Além disso, o Estado registra quatro casos de dengue com sinais de alarme, que são os quadros em que há gravidade. Essa é uma versão dá doença cujos sintomas vão além da febre e dores no corpo. A pessoa apresenta sangramentos, palidez, sudorese e comprometimento de alguns órgãos.

Casos registrados

Em 2020, também segundo a SES, já foram registrados 173 casos suspeitos de dengue ao todo (com 14 confirmações), em 41 municípios do estado de Pernambuco. Em relação à chicungunha, foram notificados 33 casos em 16 municípios, e houve uma confirmação. Para zika, até o momento, houve notificação de um caso suspeito.

Outro detalhe do balanço da SES é que 125 (67,9%) dos 184 municípios pernambucanos estão em situação de risco para transmissão elevada, sendo 34 (18,5%) em situação de risco de surto, 91 (49,5%) em situação de alerta e 59 (32,1%) municípios em situação satisfatória.

COMENTÁRIOS

Os comentários abaixo são de responsabilidade dos respectivos perfis do facebook.