AGRESTE

SES anuncia 14 neurocirurgiões para o HRA, mas unidade precisa de mais investimentos

O Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, atende 87 municípios

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 20/01/2020 às 14:27
Reprodução/SES
FOTO: Reprodução/SES

O Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, recebeu o reforço de 39 profissionais de saúde aprovados no último concurso público da Secretaria Estadual de Saúde. Mesmo assim, quem conhece a realidade da unidade de saúde diz que é preciso outros investimentos. Entre os aprovados no concurso estão 14 neurocirurgiões.

O diretor regional do Sindicato dos Médicos, Paulo Maciel, afirma que é necessário que, além da equipe médica, o Governo do Estado forneça a estrutura necessária para a realização dos atendimentos. “Se os 14 neurocirurgiões vierem de pronto, se o hospital fornecer, no caso o Governo do Estado, microscópio para esse pessoal operar, instrumental cirúrgico, equipe de retaguarda e estrutura aí vai ser uma melhoria para Caruaru”, explicou.

Acidentes lotam leitos

O HRA é referência no atendimento de emergência a traumas e tem entre as especialidades ortopedia e cirurgia geral.

Os acidentes de trânsito, especialmente os que envolvem motociclistas, têm ocupado muitos leitos de emergência ortopédica.

O diretor médico do Hospital Regional do Agreste, Pedro Melo, fala que é preciso também que a legislação puna os responsáveis por acidentes, que lotam as emergências. “Enquanto não mudar a legislação, enquanto não houver uma responsabilização por esse excessivo número de acidentes, principalmente, provocados pelo uso excessivo de álcool e pela falta de equipamentos de segurança dos motociclistas, nós não vamos ter uma solução adequada”, comentou.

A unidade de saúde atende 87 municípios e tem 230 leitos. Cerca de 1.300 pessoas passam pela emergência mensalmente. São cerca de 9 mil atendimentos ambulatoriais por mês.