ELEIÇÃO

ACM Neto descarta DEM como ‘barriga de aluguel’ para Bolsonaro nas eleições municipais

Em entrevista à Rádio Jornal, o prefeito de Salvador deixou em aberto a possibilidade de disputar o Governo da Bahia em 2022

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 22/01/2020 às 11:40
Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasi
FOTO: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasi

Em entrevista ao Passando a Limpo desta quarta-feira (22), o presidente nacional do Democratas (DEM) e prefeito de Salvador, ACM Neto, descartou a possibilidade do partido servir de “barriga de aluguel” para o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas eleições municipais deste ano. A possibilidade foi levantada após a dificuldade de Bolsonaro em conseguir oficializar a criação do seu partido, o Aliança pelo Brasil, e ter que procurar outras siglas para apoiar no pleito municipal.

De acordo com ACM Neto, apesar do partido ter sido parceiro do governo federal em pautas específicas, não existe um alinhamento automático, inclusive indicando que os Democratas não integram a base governista. “Somos a favor da agenda do Brasil. O DEM foi decisivo ao longo de 2019 para aprovar a Reforma da Previdência. Sempre que o governo precisou do nosso partido de maneira responsável, nós colaboramos, mas isso não significa dizer que existe um alinhamento político automático. O DEM sequer integra a base do governo Bolsonaro. O Democratas servir de barriga de aluguel não vai acontecer em nenhum lugar do Brasil”, disse.

Iniciando o último ano de mandato como prefeito de Salvador, ACM Neto também indicou que o cenário mais provável é disputar o Governo do Estado da Bahia em 2022. “Vou ter a incubência de organizar o partido para a disputa de 2022, de maneira que o partido possa chegar forte, não só influenciando no desenho nacional, mas também organizando os palanques em cada um dos estados. Vou ouvir meus parceiros para definir qual será o meu destino em 2022. O mais provável, mesmo não tendo nada decidido, é disputar o Governo do Estado da Bahia”, afirmou. Ele ainda complementou: “Mas isso é uma decisão a ser tomada em 2021”, despistando sobre a possível candidatura ao governo baiano.

Ouça a entrevista com ACM Neto na íntegra: