OPORTUNIDADE

Qualifica Recife oferece vagas em 49 cursos profissionalizantes

As inscrições para o programa Qualifica Recife se encerram nesta quinta-feira (23)

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 22/01/2020 às 15:52
Andréa Rêgo Barros/PCR
FOTO: Andréa Rêgo Barros/PCR

Esta quinta-feira (23) é o último dia de inscrições para o Qualifica Recife, que oferece 5.493 vagas em 49 cursos profissionalizantes. O projeto oferta oportunidades gratuitas nas mais variadas áreas, como artes, beleza e saúde e idiomas.

O secretário do Trabalho, Qualificação e Empreendimento do Recife, Antônio Júnior, comenta a importância do projeto para os estudantes. “Num momento de tanta dificuldade com emprego, uma crise que já dura mais de cinco anos, eu acho que é a oportunidade que a Prefeitura do Recife dá para o cidadão do Recife se qualificar. É uma forma de estar contribuindo para que essas pessoas possam se inserir num mercado cada vez mais competitivo e difícil”, destacou.

O candidato não pode estar matriculado em outro curso das escolas de educação profissional da Prefeitura do Recife. O secretário Antônio Junior explica ainda outros critérios necessários para concorrer às vagas. “O principal é morar em Recife. Nós temos cursos a partir de 14 anos e é evidente que a partir do curso escolhido para qualificação você tem que ter concluído o ensino fundamental ou médio. Outro critério é: você não pode ter sido inscrito em outros cursos ou programas da prefeitura e ter abandonado”, detalhou.

Inscrições

As inscrições para o Qualifica Recife vão até às 23h59 desta quinta-feira (23), sendo feitas exclusivamente pela internet, pelo site do programa. Quem não tem acesso a computadores, pode usar as máquinas do Compaz Eduardo Campos, que fica no Alto Santa Terezinha, Zona Norte do Recife; e também do Compaz Ariano Suassuna, que fica no bairro do Cordeiro, Zona Oeste do Recife.

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado a partir das 18h desta sexta-feira (24). Já as matrículas acontecem entre os dias 27 e 29 de janeiro, na escola escolhida pelo candidato.

No dia da matrícula, os aprovados devem levar original e cópia da carteira de identidade ou Carteira Nacional de Habilitação, CPF, foto 3 x 4 e comprovantes de residência e escolaridade. As aulas estão previstas para começarem dia 3 de fevereiro.