SAÚDE

Paulista faz campanha de vacinação após confirmar caso de sarampo

Uma criança foi diagnosticada com a doença, além de outros 17 casos de sarampo que estão sendo investigados no município

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 24/01/2020 às 10:21
 Marcelo Camargo/Agência Brasil
FOTO: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma criança de um ano foi diagnosticada com sarampo em Paulista, na Região Metropolitana do Recife. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, além da confirmação da criança, outros 17 casos estão sendo investigados. De acordo com coordenadora do Programa Nacional de Imunização do Paulista, Sheila Seabra, a secretaria está realizando um monitoramento para acompanhar os casos notificados.

"Está sendo feito um bloqueio juntamente com os familiares e as pessoas que tiveram contato com essa paciente para fazer toda a investigação de olhar o cartão de vacina e realizar a vacinação pendente", disse Sheila.

Ela também indicou quais os sintomas que as pessoas apresentam quando estão contaminados pelo sarampo. "O exantema, que são manchas vermelhas no corpo, muita febre, dores, coriza e tosse. Esses são os sintomas que a pessoa apresenta quando está com sarampo", apontou.

Campanha de vacinação

Segundo Sheila, uma nova campanha será realizada no mês de fevereiro, em Paulista, e vai contemplar crianças a partir de cinco anos e adultos de até 19 anos. Ela ainda reforça o aviso para aqueles que não se vacinaram, devem procurar um posto de saúde. "A pessoa deve procurar uma unidade de saúde mais próximo da sua casa levando o cartão de vacina ou não. A vacina feita é a aquela que é registrada. Se não existe registro, não existe vacina e, com isso, é feito a atualização do cartão de vacina", concluiu Sheila Seabra.

Ouça a reportagem de Mônica Ermírio: