Meio Ambiente

Praia de Itapuama é vistoriada após resíduos de petróleo serem achados

Praia do Cabo de Santo Agostinho foi uma das mais atingidas pelo óleo no ano passado

Priscila Miranda
Priscila Miranda
Publicado em 26/01/2020 às 11:40
Felipe Ribeiro/JC Imagem
FOTO: Felipe Ribeiro/JC Imagem

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, realizou um vistoria conjunta com a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, na praia de Itapuama. O objetivo foi avaliar a situação da praia que foi uma das mais atingidas no estado no ano passado.

O desastre ambiental do petróleo atingiu 48 praias, oito estuários e 13 municípios. A ação foi acompanhada pelo representante da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente do Cabo, Adson Ferreira, e pelo superintendente de biodiversidade da Semas, Maurício Guerra.

Durante a vistoria, realizada na última sexta (24), foi constatada a ocorrência de fragmentos de petróleo nas rochas e nos recifes de coral, além da presença de resíduos do óleo na água.

O secretário do Meio Ambiente garantiu que vai solicitar junto ao governo federal, a necessidade de conclusão do trabalho de remoção de significativa quantidade de resíduos encontrados nas pedras.

Mesmo tendo pontos considerados limpos na maioria das praias de Pernambuco, a população tem um canal direto com a Marinha do Brasil, para informar sobre novas ocorrências de manchas de óleo na praia, além do aparecimento de fauna oleada. o número é o 185.