ENSINO SUPERIOR

Prouni Recife abre inscrições para 154 vagas em 38 opções de cursos

Implantado em 2015, o Prouni Recife já beneficiou mais de 1.900 alunos beneficiados

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 27/01/2020 às 17:18
Agência Brasil
FOTO: Agência Brasil

Se você fez o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) no ano passado e é morador do Recife, foram abertas nesta segunda– feira (27), as inscrições para o Prouni Recife. Neste primeiro semestre, o programa da prefeitura vai disponibilizar 154 bolsas integrais em 38 cursos de oito faculdades particulares, para estudantes de baixa renda.

Implantado em 2015, o Prouni Recife tem hoje mais de 1.900 alunos beneficiados. A gerente do Prouni Recife, Janaína Vieira comenta a importância da manutenção do programa. “Nós tivemos esse ano a primeira formação do ciclo desses primeiros cinco anos, dos alunos formados. A gente vê que é um sucesso total. A gente tem aluno que já entrou em concurso público, está estabilizado numa carreira”, disse.

Desde abril de 2018, os estudantes do programa têm direito ao passe livre, que dá 70 passagens de ônibus gratuitas, por mês, para serem usadas em todos os dias da semana. Entre os cursos oferecidos pelo Prouni Recife neste semestre estão medicina, direto, administração, arquitetura e urbanismo e sistemas de informação.

Quem pode participar

Podem participar do Prouni Recife os estudantes que atendam as condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral;
  • Ter realizado Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM do ano anterior ao edital, com média mínima de 450 pontos e ter obtido nota superior a zero na prova de redação. Quanto maior a nota, maiores as chances de obter a bolsa;
  • Comprovar renda bruta familiar, per capita, de até 02 (dois) salários mínimos;
  • Comprovar residência no Município do Recife por, no mínimo, 03(três) anos, contados da data de inscrição no programa;
  • Não possuir diploma de nível superior.

Erros nas notas do Enem

Alguns candidatos que fizeram o Enem 2019 alegaram erro no cálculo das notas mínimas necessárias para serem aceitos nos cursos. Uma decisão liminar da Justiça Federal determinou que a divulgação dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seja suspensa assim que as inscrições forem encerradas.

A gerente do Prouni Recife, Janaína Vieira esclarece qual será a posição adotada pelo Prouni Recife.

Confira:

Os candidatos têm até às 23h59 do dia 31 de janeiro, para realizar a inscrição no site do Prouni Recife. O primeiro listão com os resultados sai no dia 4 de fevereiro e os contemplados já vão poder fazer a matrícula a partir deste mesmo dia. Para outras informações, o Prouni Recife disponibiliza o número: 3355-8759.