SAÚDE

Familiares de pacientes denunciam falta de estrutura no Procape

Segundo os familiares, a falta de ar-condicionado na UTI está aumentando a proliferação de bactérias na UTI Coronariana I

LOURENÇO GADÊLHA
LOURENÇO GADÊLHA
Publicado em 30/01/2020 às 11:35
Reprodução / Portal Procape
FOTO: Reprodução / Portal Procape

Familiares de pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Coronariana I do Procape Recife denunciam que o espaço está funcionando sem o ar-condicionado. Eles relatam que, por causa do problema, os pacientes já em situação delicada estão propícios a contrair bactérias e agravar ainda mais o quadro de saúde.

Anne Carine Feitosa Araújo acompanha a mãe, dona Josefa Eliane, de 65 anos, que deu entrada na unidade no dia 12 de janeiro. Ela sofreu um infarto grave na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Caruaru e foi encaminhada para o Procape. Ela relata que a falta do ar-condicionado pode está aumentando a circulação de bactérias no ambiente e causando mais problemas para os pacientes.

"Desde que a minha mãe chegou lá, a gente percebe que o ar-condicionado não está funcionando. Só funciona uma ventilação e toda sexta-feira, a impressão é que diminui mais ainda essa ventilação. Os pacientes estão se esvaindo de calor, todos suados e o índice de bactérias é enorme. Minha mãe entrou com o problema de coração, porém, não consegue curar uma infecção que adquiriu lá. Eles não repassam muita informação a respeito disso. Já morreram uns dois a três pacientes vítimas de infecção. Acredito que isso se deve também a questão do ar-condicionado, que tem que estar funcionando.

Anne ainda disse que procurou informações a respeito do concerto dos ar-condicionados, mas foi informada que só receberia a resposta no prazo de 20 dias. “O ar-condicionado é primordial para uma UTI de um hospital de referência no estado. Entramos em contato com a ouvidoria por e-mail, fomos lá pessoalmente e a informação que nos deram é que a resposta para essa reclamação era de 20 dias. O paciente não pode esperar 20 dias. Vimos recentemente o concerto de um dos ar-condicionados na entrada do Procape. Porque não dão prioridade a UTI?”, questionou.

Ouça a reportagem de Beatriz Albuquerque: