ZONA NORTE DO RECIFE

Governo divulga laudo preliminar sobre deslizamento de barreira que deixou 7 mortos

O deslizamento aconteceu no dia 24 de dezembro de 2019, no bairro de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 01/02/2020 às 8:16
Tião Siqueira/TV Jornal
FOTO: Tião Siqueira/TV Jornal

O Governo do Estado divulgou nesta sexta-feira (31) o laudo preliminar dos estudos realizados para investigar o deslizamento de barreira que matou sete pessoas em dezembro do ano passado no bairro de Dois Unidos, Zona Norte do Recife. No parecer consta que foram identificadas ligações clandestinas na tubulação rompida e a presença significativa de água no solo. O laudo foi feito por empresas contratadas para realizar os estudos e ainda não é definitivo.

De acordo com o comunicado emitido pelo Governo Estadual, os técnicos responsáveis pelo estudo deixaram claro que, para chegar a uma conclusão definitiva, é necessário um aprofundamento das análises com a realização de dezoito ensaios geotécnicos e geológicos, de acordo com os padrões da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

Independentemente do resultado definitivo do laudo, o Governo de Pernambuco afirma que está em contato com as famílias das vítimas do acidente, prestando assistência psicológica, ajuda financeira mensal e a viabilização de novas moradias.

Familiares das vítimas, que moram no entorno das duas casas atingidas e convivem diariamente com a cena da tragédia, relatam que a terra veio abaixo depois de um cano vazar água por baixo da encosta.

Resposta da Compesa

Segundo a Compesa, as áreas de risco dos morros da capital pernambucana estão recebendo um investimento de R$ 38 milhões na manutenção e melhoria da rede de abastecimento. A promessa é de ampliar esse trabalho em 2020, contando com mais recursos para toda a Região Metropolitana do Recife.

Relembre o caso

O deslizamento aconteceu na véspera do Natal, no dia 24 de dezembro de 2019, e deixou sete pessoas mortas. No momento da tragédia não chovia na região, devido a isso se acredita que o deslizamento aconteceu após o vazamento de um cano de água, por volta das 2h30, na Rua Bela Vista, no Córrego do Morcego, em Dois Unidos. Duas casas foram atingidas, uma completamente e outra ficou parcialmente destruída.

Acervo pessoal
O casal Emanuel Henrique de França, de 25 anos, e Érica Virgínia, de 19 anos, além do filho deles, Érico Júnior, de dois meses - FOTO:Acervo pessoal
Acervo Pessoal
Lucimar Alves, de 50 anos - FOTO:Acervo Pessoal
Acervo Pessoal
Daffyne Kauane Alves, de 9 anos - FOTO:Acervo Pessoal

As vítimas fatais foram: Emanuel Henrique de França, de 25 anos, Érika Virgínia, 19, Érick Júnior, dois meses, Lucimar Alves, 50, Daffyne Kauane Alves, 9, Claudia Bezerra, 47, e Lia de Oliveira, 45.