
O Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (USP) vai acompanhar durante os próximos dez anos os hábitos alimentares de 200 mil brasileiros.
O objetivo é identificar o padrão de alimentação por todo o país e o impacto dele na saúde, relacionando como a alimentação pode aumentar ou reduzir o risco de doenças crônicas como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças do coração e câncer. Para conseguir realizar esse panorama, a pesquisa pioneira busca voluntários.
LEIA TAMBÉM: Entenda por que a gordura trans deve ser evitada
A intoxicação alimentar durante o verão
Os alimentos que auxiliam no combate da prisão de ventre
O processo é simples, qualquer pessoa pode colaborar: pelo celular, os participantes vão responder aos questionários do estudo batizado de Nutrinet Brasil.
Ao fornecer as informações sobre a alimentação, os voluntários vão ter os padrões alimentares definido pela pesquisa, que vai relacionar os resultados com as eventuais doenças que eles podem, ou não, adquirir ao longo de 10 anos.
Se você se interessou pela ideia e pretende ser um dos voluntários a ajudar a promover a saúde da população brasileira, basta entrar no site da Nutrinet e conferir os detalhes para o cadastro: nutrinetbrasil.fsp.usp.br/.