POLICIAMENTO

Terminal da Macaxeira recebe operação para reforçar segurança

Terminal da Macaxeira recebe mais de 60 mil passageiros por dia; O objetivo é de que outros terminais recebam a operação para reforçar a segurança

Ísis Lima
Ísis Lima
Publicado em 03/02/2020 às 13:32
Jaílton Júnior/JC Imagem
FOTO: Jaílton Júnior/JC Imagem

A Polícia Militar está fazendo uma operação permanente no Terminal Integrado da Macaxeira, na Zona Norte do Recife, com o intuito de dar mais segurança e tranquilidade para os passageiros. A operação TI Seguro foi retomada nesta segunda-feira (3) e começou cedo. Ambulantes que trabalhavam no terminal da Macaxeira de forma irregular foram retirados e parte do material foi apreendido.

Ao todo, 68 policiais militares participaram da ação, com o apoio da Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon) e dos fiscais do Grande Recife Consórcio de Transportes. A iniciativa conjunta conta ainda com o apoio da Prefeitura do Recife e Secretaria de Defesa social, através da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

Segundo a Polícia Militar, a ideia é trazer segurança, mobilidade e tranquilidade para os mais de 60 mil passageiros por dia que utilizam o serviço. “A presença dos policias aqui significa dizer ordenamento”, porta-voz da PM, tenente coronel Luiz Claudio Brito.

De acordo com a PM, o trabalho será permanente e 20 policiais militares irão atuar diariamente das 7h às 23h.

A iniciativa surpreendeu os passageiros de maneira positiva. A doméstica Josiane Maria da Silva aprovou a medida. “Quando eu cheguei achei até estranho porque aqui é raro a gente ver. A gente só vê policiamento aqui quando acontece alguma coisa”, contou.

A auxiliar de serviços gerais Maria das Graças Melo também elogiou a ação. “É bom pra gente, que se sente mais seguro”, comentou.

Medida será ampliada

De acordo com o diretor de Operações do Grande Recife, André Melibeu, a previsão é de que outros terminais da Região Metropolitana do Recife sejam incluídos na operação TI Seguro. “Nós vamos ver os indicadores em termos de redução de assaltos, quem vai fazer isso é a SDS, assédios, em termos da própria operação do terminal, dos tempos de embarque e desembarque nesse terminal, que deverão ser reduzidos”, explicou.

O TI Macaxeira foi construído em 1992. Atualmente, 14 linhas de ônibus passam pelo terminal.